A Rota do Cangaço é um passeio que dura o dia inteiro. Inicia com uma navegação em catamarã pelo Baixo São Francisco até chegar a um dos maiores complexos de lazer da região, o CANGAÇO ECOPARQUE, localizado na cidade de Canindé, no Estado de Sergipe. O catamarã sai pela manhã, do porto de Piranhas, no centro antigo da cidade, e retorna no fim da tarde.
Eu fiz o passeio com uma das melhores agências de viagens da região, a MFtur, e fiquei muito satisfeita com o atendimento. Fiz toda a reserva por whatsapp, antes de chegar a Piranhas. Eles me passaram o folder com outros passeios que a agência oferece, explicando cada um deles de forma bem detalhada. Deixo aqui o site para maiores informações: passeiosmftur.com.br.
O Cangaço Ecoparque é uma grande reserva verde, no meio do sertão e à margem do Rio São Francisco. O lugar está destinado ao descanso e diversão, frequentado não apenas por turistas, mas também moradores da região que vão passar o fim de semana com sua família.
O espaço oferece atividades como stand up pedal, muro de escalada, passeio em pônei, além de redário para o relaxamento, quiosques para piquenique e banho de rio.
Um bom restaurante disponibiliza buffet para almoço a um preço bem convidativo, mas o visitante é livre para levar sua própria comida. Também há petiscos e diversos coquetéis que são servidos por garçons e garçonetes vestidos a caráter, com traje de cangaceiros.
Além da navegação em catamarã, o passeio inclui o ingresso e permanência no Parque durante todo o dia. O usufruto de todo o espaço verde, incluindo banho de rio, redário e mesas, está incluso no valor do passeio. O visitante só precisa desembolsar para o consumo de bebidas ou comida e para as atividades específicas, como: stand up pedal, trilha etc.


















Trilha do Cangaço
Um dos maiores atrativos do Cangaço Ecoparque é a Trilha do Cangaço, um percurso de pouco mais de 500 metros em meio à caatinga, com destino à Grota de Angico, lugar onde Lampião, sua companheira, Maria Bonita, e mais nove homens de seu bando, foram capturados pela polícia alagoana e decapitados.
O passeio é bem baratinho; me custou apenas R$ 10 (dez reais). Durante o trajeto de ida e volta, que dura cerca de 1 hora, vamos escutando detalhes e curiosidades sobre a vida no Cangaço e sobre Lampião. Tudo contado pela guia, trajada de cangaceira, que nos conduz até a cova, lugar da captura do bando.
Antes de iniciar a trilha, recomenda-se usar bastante protetor solar e levar algumas garrafas d´água, já que o sol é forte e a temperatura beira os 40 graus. Um sapato antiderrapante também é interessante, pois durante o percurso, passamos por pedras escorregadias ao longo de muitas subidas e descidas.










