Uma das riquezas culturais de Alagoas é seu riquíssimo artesanato, com destaque para os trabalhos em linha, como a renda ou o tear.
A criatividade dos artesãos é tamanha, que tudo serve de inspiração para criar uma imensa variedade de peças artesanais bastante originais.
São objetos decorativos, bolsas, vestimentas, utensílios domésticos e de uso pessoal, entre outros.
Em Maceió, existem três lugares que concentram uma enorme variedade de artesanato nordestino em geral: o Pavilhão do Artesanato, a Feirinha da Pajuçara e o Pontal da Barra.
Veja abaixo os detalhes de cada um desses locais.
Leia também:
Pavilhão do Artesanato
O Pavilhão do Artesanato é um grande galpão de dois pavimentos repletos de corredores formados por lojinhas de artesanato.
Cada uma delas oferece uma infinidade de produtos produzidos em Alagoas ou procedentes de outros Estados nordestinos. Todos a um valor bem acessível.
Entre as diversas opções de produtos, destacam-se objetos decorativos, peças de vestuário, doces caseiros e bebidas regionais.
Entre os objetos decorativos, podem ser encontrados: luminárias feitas com a quenga do coco ou tubos de pvc; esculturas em barro com temática nordestina; jogo americano e passadeiras para mesa feitos em linhas e diversos tipos de renda etc.
Quanto às peças de vestuário, cabe um destaque para as bolsas masculinas e femininas feitas com couro de jegue ou palha, e as vestimentas femininas produzidas em “filé” (renda típica alagoana) ou fibra de coco.
Outros produtos tipicamente regionais que não podem faltar na bagagem de volta são: a cachaça da terra, como a famosa “Gogó da Ema”; a castanha de caju – doce ou salgada, e a cocada ou doces caseiros.
Lembrancinhas mais comuns, mas ao mesmo tempo originais, são os ímãs de geladeira, camisetas, canetas, entre outros. Essas também estão espalhadas entre os corredores.
O Pavilhão do Artesanato está localizado defronte à praia de Pajuçara; próximo ao ponto conhecido como “Sete Coqueiros”.
É um lugar perfeito não apenas para comprar souvenir original e barato como também para um passeio de fim de tarde.
Nesse último caso, a dica é sentar-se numa das lanchonetes da parte externa e observar o movimento do calçadão da praia enquanto se delicia com uma água de coco ou com um quitute regional.
























Feirinha da Pajuçara
Situada no meio do calçadão da praia de Pajuçara, justo defronte ao Pavilhão do Artesanato, a Feirinha da Pajuçara é um conhecido destino dos turistas e maceioenses em busca de artesanato regional. Os produtos são bem semelhantes aos encontrados no Pavilhão do Artesanato.
O diferencial da Ferinha da Pajuçara é o fato de os corredores serem abertos, possibilitando maior ventilação natural, além de fazer parte do trajeto daqueles que passeiam pelo calçadão.
É um ambiente bem movimentado e sempre há algum trio de forró animando o lugar em troca de qualquer gorjeta. Várias deliciosas comidinhas típicas, a exemplo do “milho cozido regado à manteiga de garrafa”, são vendidas por ambulantes na entrada principal da Ferinha.
Esse também é um excelente destino para um passeio de fim de tarde.



Pontal da Barra
Centro de produção do artesanato em renda, o Pontal da barra é um bairro de pescadores e artesãs, mais conhecido como “bairro das rendeiras”.
Esse local é um dos nascedouros de um dos produtos mais característicos do artesanato alagoano, a renda conhecida como “filé”.
Passeando pelo Bairro, não só encontramos várias lojas vendendo diversos produtos feitos em renda, como podemos acompanhar o trabalho meticuloso das mulheres rendeiras, que perpetuam seu ofício de mãe para filha.
Elas costumam passar o dia inteiro bordando nas calçadas de suas casas, produzindo uma variedade sem igual de peças em filé, as quais são vendidas a preço irrisório. São conjuntos de jogo americano, mantas de mesa e de cama, blusas, vestidos etc.
O Pontal da Barra fica a cerca de 8km da praia de Pajuçara, no sentido do litoral sul do Estado. Caso não tenha um carro à disposição, o percurso em Uber não sairá caro.
O Bairro das rendeiras fica à margem de uma das lagoas mais importantes do Estado, a Mundaú. É de lá que saem os barcos para fazer o Passeio das 9 Ilhas. Veja aqui mais detalhes sobre esse passeio.







Assista também ao vídeo sobre o Artesanato em Maceió.

Kelly Fabiani
Mulher, Mãe, Alagoana, Arquiteta e Controladora de Tráfego Aéreo. Viajar sempre fez parte da minha vida. Em 2012, aos 40 anos de idade, me tornei Viajante Solo e, desde então, venho colecionando experiências, histórias e dicas de viagem pelo Brasil e por outros países mundo afora. No “Pelo Mundo By Myself“, compartilho todas elas com o intuito de auxiliar outros viajantes independentes na preparação de seus roteiros e para encorajar outras mulheres a desbravarem o mundo sozinhas, sem medo de ser feliz.
Vem Pelo Mundo By “Yourself”!