O nome “Alagoas” já dá a dica de outra das muitas riquezas naturais do Estado, as lagoas. Estando em Maceió, vale à pena sair um pouco da rota das praias para apreciar as paisagens da Lagoa Mundaú, a segunda mais importante do Estado. O Passeio das 9 Ilhas é uma excelente opção para essa finalidade.
É um passeio contemplativo que consiste numa agradável navegação em catamarã pela Lagoa Mundaú, passando por um arquipélago de nove ilhas, onde funciona um complexo hoteleiro. O barco sai do bairro de Pontal da Barra, conhecido como “bairro das rendeiras, localizado no sentido sul do litoral alagoano.
A navegação costuma ser feita no período da tarde, dura cerca de 3 horas, com direito a parada para um mergulho, no ponto de encontro das águas do mar com a Lagoa; banho de piscina numa das ilhas do arquipélago, e frutas frescas como cortesia do barqueiro. O percurso finaliza com um belíssimo por do sol ao som de saxofone em um dos bares de desembarque.









O almoço no restaurante de embarque pode ser incluído no bilhete do passeio. Como o Pontal da Barra é uma vila de pescadores, os restaurantes são mais rústicos e o cardápio repleto de opções de frutos do mar e da lagoa, recém pescados.
Uma das iguarias mais apreciadas nessa região é o “sururu“, molusco abundante na Lagoa Mundaú. O sururu ao molho de coco é delicioso e ainda dizem que é afrodisíaco. Vale a pena provar!
Pode aproveitar sua passagem pelo Pontal da Barra para comprar alguns souvenirs. Esse é um dos lugares mais recomendados para adquirir artesanato em linha, especialmente o “filé”, que é um tipo de renda característica do Estado, produzida pelas rendeiras do bairro. Os preços aqui são bem interessantes.





O bilhete pode ser adquirido pouco antes do passeio, diretamente num dos restaurantes de onde sai a embarcação. Mas também pode ser comprado online através de algum site de viagens. O aplicativo “peixe urbano” costuma trazer várias promoções para essa atração.
Outra opção, que considero a mais interessante, principalmente para os viajantes solo, é comprar o passeio completo – incluindo traslado de ida e volta a partir do local de hospedagem, almoço e catamarã – com um dos “panfleteiros“, representantes de agências de turismo, que ficam a postos ao longo do calçadão da praia, principalmente nas proximidades da Feirinha da Pajuçara.
Se preferir ir de carro próprio, para chegar ao Pontal da Barra, basta seguir a orla de Maceió no sentido do Litoral Sul. Caso não esteja com carro à disposição, o Uber não sairá caro, pois o bairro fica a menos de 8km da praia de Pajuçara.