Independentemente do tempo que tenha planejado ficar em Maceió, se apenas um fim de semana ou vários dias, seguem abaixo minhas sugestões para que a Cidade possa ser usufruída da melhor forma, dentro de seus interesses e disponibilidade.
Atrações Urbanas Diurnas
Calçadão da Praia
Passear ou praticar alguma atividade física no calçadão que percorre as praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca é uma das principais atrações de Maceió, tanto para os locais como para os visitantes.
O calçadão está bem estruturado, com calçamento em perfeito estado e três faixas destinadas a usuários com distintos objetivos: passear, correr ou andar de bicicleta. Dessa forma, todos podem usufruir do mesmo espaço sem correr o risco de ser atropelado por um ciclista ou interromper o ritmo de um corredor. Leia mais …
Piscinas Naturais da Pajuçara
Esse aquário natural no meio da praia de Pajuçara é um dos grandes atrativos da orla marítima urbana. O mergulho com peixinhos em água cristalina diverte adultos e crianças. Deixo a dica de levar seu equipamento de snorkel ou ao menos uma máscara de mergulho para ter melhor visibilidade na água do mar.
O passeio é feito em jangadas que saem da praia de Pajuçara e adentram o mar no período de maré baixa, por isso é fundamental verificar com os jangadeiros, que estão sempre a postos à beira-mar, em qual horário o passeio está sendo feito nos dias em que estiver por lá, pois a cada semana os horários mudam em função da maré. O ponto de saída das jangadas é conhecido como “sete coqueiros”, próximo à Feirinha da Pajuçara.




Vida Noturna; bares e botecos
Maceió é uma cidade mais diurna que noturna. Como o maior atrativo são as praias, a vida noturna começa cedo e termina por volta das 2hrs da madrugada.
Para curtir a noite em bares e botecos, uma das opções são os quiosques à beira-mar, com destaque para os famosos LOPANA e KANOA, localizados entre as praias de Ponta Verde e Pajuçara. Estão sempre animados, com música ao vivo e excelente cardápio. O Bar Lopana tem uma cozinha mais sofisticada e por isso os preços são mais elevados que a maioria dos bares do calçadão.
Outro lugar onde se concentra a noite maceionese é a Avenida Amélia Rosa, no bairro de Jatiúca. Atualmente essa avenida tem outro nome oficial, mas segue sendo chamada assim pelos locais. Vários bares e botecos se distribuem nos dois lados dessa Avenida, dentre os quais se destaca o ALAGOANA CHOPERIA, que está sempre lotado.
O bairro de Stella Maris também tem muitas opções de bares com música ao vivo; o MAIKAI é um dos mais procurados.


Artesanato e Cultura Popular
O artesanato nordestino é muito apreciado pelos turistas que visitam o Nordeste. O Alagoano se destaca pelos trabalhos em linhas e cerâmica.
Um excelente passeio para conhecer a variedade da arte popular regional e aproveitar para comprar algumas lembrancinhas originais, criativas e baratas são os pontos de venda de artesanato, dentre os quais se destacam:
- Feirinha da Pajuçara
- Pavilhão do Artesanato
- Pontal da Barra
Shopping Center
Para quem não abre mão de uma voltinha em shopping center, Maceió tem dois grandes centros comerciais na região das praias; o Maceió Shopping e o Parque Shopping Maceió.
O primeiro deles é o mais antigo da Cidade e mais próximo dos hotéis localizados nos bairros de Ponta Verde e Pajuçara. Tem muitas opções de lojas, serviços, cafés e uma praça de alimentação com bons restaurantes. O complexo de cinemas é da rede Kinoplex. Por estar mais próximo do centro, esse shopping é mais popular e está sempre bastante movimentado.

O Parque Shopping Maceió é mais recente que o anterior e fica localizado no bairro de Cruz das Almas, portanto mais próximo dos hotéis localizados nesse bairro ou no de Jatiúca e Stella Maris. Tem arquitetura moderna, boas lojas de marcas conceituadas, cinema da rede CineSystem, ampla e variada praça de alimentação, dois restaurantes que atraem bastante público; a Pizzaria Armazém Guimarães e o Outback Steakhouse; e boas cafeterias, com destaque para o Café São Braz.
Navegação na Lagoa Mundaú

O nome “Alagoas” já dá a dica de outra das muitas riquezas naturais do Estado, as lagoas. Estando em Maceió, vale à pena sair um pouco da rota das praias para apreciar as paisagens da Lagoa Mundaú, a segunda mais importante do Estado. O Passeio das 9 Ilhas é uma excelente opção para essa finalidade. Leia mais…
Litoral Norte e Sul
Os turistas que vão a Maceió estão em busca, principalmente, de belas praias. O Litoral Alagoano é famoso por ter lindas e paradisíacas praias, de cor verde-esmeralda, água tépida e calma, condição garantida pelos arrecifes de corais, e cercadas por um extenso coqueiral. Todas essas características deram à costa alagoana o apelido de “Caribe Brasileiro”.
Estando em Maceió, o turista, além de aproveitar a praias urbanas, pode explorar num bate-e-volta de um dia cada uma das principais praias do Litoral Norte e Sul do Estado.
No primeiro caso, a praias mais conhecidas são: Guaxuma, Sonho Verde, São Miguel dos Milagres e Maragogi. Já no sentido sul, as mais procuradas são: a praia do Francês, Barra de São Miguel e praia do Gunga.
Marechal Deodoro
A Cidade de Marechal Deodoro foi a primeira capital do Estado, mantendo sua história viva através de um lindo patrimônio urbano revitalizado e tombado, composto por casas em estilo colonial brasileiro, igrejas barrocas e museus.
Sua maior importância se deve ao fato de ser a cidade natal do primeiro Presidente Republicano do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca, cuja residência foi transformada em museu, onde objetos pessoais, mobiliário e fotos de família formam o pequeno, mas interessante acervo sobre a vida de seu protagonista.

Os tours em grupo não costumam incluir essa visita no roteiro, mas se estiver com carro à disposição, vale a pena dar uma parada rápida nessa histórica cidade quando estiver a caminho da famosa Praia do Francês, que fica no Município de Marechal Deodoro.
Piranhas/AL

Considerada Patrimônio Histórico Nacional, a cidade de Piranhas, no Sertão de Alagoas, é um destino imperdível para quem estiver visitando o Estado.
Existem passeios de um só dia, com traslado de ida e volta a partir de Maceió, para fazer a Navegação pelos Cânions do Rio São Francisco. Entretanto, se tiver tempo disponível, acho mais interessante se programar para ficar pelo menos uns dois dias em Piranhas e explorar as outras atrações que o lugar oferece, como o seu Centro Histórico e o passeio da Rota do Cangaço.
Veja os detalhes de minha viagem de dois dias a Piranhas.
Leia também:
Veja mais informações no vídeo sobre Maceió.

Kelly Fabiani
Mulher, Mãe, Alagoana, Arquiteta e Controladora de Tráfego Aéreo. Viajar sempre fez parte da minha vida. Em 2012, aos 40 anos de idade, me tornei Viajante Solo e, desde então, venho colecionando experiências, histórias e dicas de viagem pelo Brasil e por outros países mundo afora. No “Pelo Mundo By Myself“, compartilho todas elas com o intuito de auxiliar outros viajantes independentes na preparação de seus roteiros e para encorajar outras mulheres a desbravarem o mundo sozinhas, sem medo de ser feliz.
Vem Pelo Mundo By “Yourself”!