O maior atrativo de Fernando de Noronha são suas praias bem preservadas e sua exclusiva fauna marinha, além das belas paisagens formadas pelo Oceano Atlântico e as montanhas de formação vulcânica. Por esse motivo, as principais atrações do Arquipélago são os passeios que incluem atividades de mergulho, snorkeling, navegação e trilha.
Entretanto, a ilha de Fernando de Noronha também tem alguns outros pontos que merecem ser explorados, como os restaurantes e bares do centro da Vila e o Centro de desenvolvimento do Projeto TAMAR.
1. Projeto TAMAR
O projeto TAMAR foi criado em 1980 com o objetivo de promover a recuperação das tartarugas marinhas, desenvolvendo atividades de pesquisa, conservação e inclusão social.
A Fundação Pró-Tamar é responsável por levar adiante esse projeto, com instalações em diversas regiões litorâneas brasileiras, dentre as quais se inclui o arquipélago de Fernando de Noronha.
O Centro de Visitantes de Fernando de Noronha encontra-se no ICMBio, onde se realizam palestras diárias sobre a fauna marinha da região. Se seu tempo permitir, vale a pena verificar a programação das palestras nos dias que estiver pela Ilha e tentar participar de alguma delas.
Em dias específicos da semana, pesquisadores da Fundação vão até a Praia do Porto para capturar alguma tartaruga e explicar aos visitantes detalhes sobre o animal e o projeto. A dica é confirmar os dias em que haverá essa atividade para que você possa se programar. Eu não tive muita sorte nessa atração porque a água estava com pouca visibilidade, devido ao “swell”, dificultando a captura da tartaruga.


2. Vila dos Remédios
A Vila dos Remédios é o único núcleo urbano do Arquipélago de Fernando de Noronha. O seu centro concentra muitos hotéis, pousadas, restaurantes, bares e lanchonetes. É a parte animada da Ilha durante a noite.
Os visitantes costumam aproveitar o dia para fazer os passeios e curtir as praias mais centrais, deixando a noite para ir jantar e passear pelo “centrinho” .
Uma dica imperdível é apreciar o pôr do sol ao som de saxofone no Bar do Cachorro. As opções do cardápio não têm um preço muito convidativo, mas vale à pena pedir um drink e apreciar o espetáculo.


3. Passeios contratados
A ilha de Fernando de Noronha oferece diversos tipos de atrações naturais, como: mergulho, snorkeling, passeio em barco, trilhas etc.
Os principais passeios demandam alguma assistência profissional, sendo necessária a contratação dos serviços de um guia local ou uma agência de turismo da região, as quais oferecem diversos pacotes a preços variados.
As três principais agências locais são a Noronha Tour e a Atalaia Noronha. Mas existem outras agências menores que também oferecem um bom serviço a um custo mais econômico. Eu fiz alguns dos meus passeios pela Noronha Passeios, e fiquei bastante satisfeita; foram muito atenciosos e cumpriram com tudo o que foi oferecido no pacote.
Nos dois dias que fiquei em Fernando de Noronha, consegui fazer os principais:
- Ilha Tour
- Passeio de Barco
- Plana Sub
Recomendo que faça uma pesquisa nos sites acima citados para ver os pacotes e passeios oferecidos, assim poderá ajustá-los aos seus interesses e planejamento.

Kelly Fabiani
Mulher, Mãe, Alagoana, Arquiteta e Controladora de Tráfego Aéreo. Viajar sempre fez parte da minha vida. Em 2012, aos 40 anos de idade, me tornei Viajante Solo e, desde então, venho colecionando experiências, histórias e dicas de viagem pelo Brasil e por outros países mundo afora. No “Pelo Mundo By Myself“, compartilho todas elas com o intuito de auxiliar outros viajantes independentes na preparação de seus roteiros e para encorajar outras mulheres a desbravarem o mundo sozinhas, sem medo de ser feliz.
Vem Pelo Mundo By “Yourself”!