You are currently viewing MUSEO DEL PRESIDIO: a História de USHUAIA

MUSEO DEL PRESIDIO: a História de USHUAIA

Em Ushuaia, no extremo sul da Argentina, encontra-se o Museo del Presidio. Uma singular edificação histórica que registra a origem da cidade mais austral do mundo.

Se você é o tipo de turista que gosta de conhecer a fundo a história dos lugares que visita, quando estiver em Ushuaia não pode deixar de ir até esse museu.

A Cidade surgiu a partir da operação de um presídio, construído no início do século XX, destinado a manter encarcerados os criminosos de alta periculosidade e presos políticos.  Com a chegada e estabelecimento dos funcionários do presídio, a cidade de Ushuaia começou a se desenvolver.

O lugar funcionou por quatro décadas, sendo desativado em meados do século XX sob fortes críticas a respeito das péssimas instalações da edificação. Havia registros de condições desumanas às quais os presos eram submetidos.

Um dos principais motivos para a desativação do presídio de Ushuaia foi o ineficiente sistema de calefação. Dizia-se que os presos estavam expostos a temperaturas muito baixas quase todo o tempo, uma vez que as máquinas de calefação eram instaladas apenas nos corredores, não sendo suficientes para aquecer as celas.

Mesmo com o fim da operação do presídio, a Cidade continuou seu processo de povoamento e desenvolvimento. Como o turismo se converteu numa das principais fontes de renda do lugar, as instalações do antigo presídio foram convertidas em dois museus, o Museo del Presidio e o Museo Marítimo.

Edificação do antigo presídio
Entrada principal do Museo del Presidio

A visitação ao Museo del Presidio é realizada em tour guiado. Vamos escutando histórias sobre o nascimento de Ushuaia e as condições de vida dos presos que ali viviam.  

Como o edifício ainda está em processo de restauração, durante a visitação podemos ver tanto a estrutura antiga como a restaurada, o que torna a visita ainda mais interessante.

Nas celas restauradas, tentou-se reproduzir o cenário da época, usando bonecos em tamanho humano para representar os encarcerados. Alguns deles, personalidades políticas, outros, autores de crimes horrendos.

Os presos internos do Presídio de Ushuaia trabalhavam diariamente no Parque Tierra del Fuego, onde cortavam madeira para abastecer a Cidade. 

O deslocamento entre o presídio e o parque era realizado em trem. Um réplica do vagão desse veículo, que foi apelidado de “Trem do Fim do Mundo”, encontra-se num dos pátios externos do Museo del Presidio. Durante a visitação, podemos vê-lo através de um dos janelões da edificação.

Em outro pátio externo foi construída uma réplica do “Farol do Fim do Mundo”; o que inspirou Júlio Verne em sua obra literária homônima. O lugar funciona como uma sala de exposição do Museo Marítimo

Réplica de vagão do "Trem do Fim do Mundo"
Réplica do "Farol do Fim do Mundo"

Para chegar ao Museo del Presidio, basta ir caminhando até o fim da Av. San Martín. Mas se for fazer o City Tour no Double Decker Bus, é só desembarcar no último ponto de parada do passeio. 

O bilhete de entrada tem preço irrisório, e inclui a visitação aos dois museus, o do Presídio e o Museu Marítimo.

No final da visita, paramos numa lojinha de souvenir, onde podemos encontrar produtos inspirados na temática dos museus e da Cidade. Vale à pena dar uma conferida.

City Tour - Ushuaia Double Decker Bus

Kelly Fabiani

Mulher, Mãe, Alagoana, Arquiteta e Controladora de Tráfego Aéreo. Viajar sempre fez parte da minha vida. Em 2012, aos 40 anos de idade, me tornei Viajante Solo e, desde então, venho colecionando experiências, histórias e dicas de viagem pelo Brasil e por outros países mundo afora. No “Pelo Mundo By Myself“, compartilho todas elas com o intuito de auxiliar outros viajantes independentes na preparação de seus roteiros e para encorajar outras mulheres a desbravarem o mundo sozinhas, sem medo de ser feliz.

Vem Pelo Mundo By “Yourself”!

Deixe um comentário