You are currently viewing MACEIÓ: o Caribe Brasileiro

MACEIÓ: o Caribe Brasileiro

Capital do Estado de Alagoas, no Nordeste do Brasil, com pouco mais de 1 milhão de habitantes, Maceió é um verdadeiro paraíso para moradores e visitantes. Uma cidade tranquila, segura, com excelente custo de vida e toda a estrutura de uma boa capital que se preze.

Conhecida como o “Caribe brasileiro”, tem praias de cor verde esmeralda ou azul turquesa, a depender da luz do sol. A água é sempre tépida, independentemente da época do ano, e o mar, sempre calmo como uma piscina, graças às extensas barreiras de arrecifes de corais que cercam as praias alagoanas.

É um dos destinos litorâneos mais procurados pelos turistas brasileiros e estrangeiros. Os argentinos e paulistas, em especial, lotam a cidade nos meses de férias ou nos feriados prolongados.

Sou maceioense e tenho muito orgulho da minha cidade. Não moro lá há alguns anos, mas vou à Maceió com frequência para visitar a família. Aqui trago algumas informações turísticas e dicas, que só os nativos podem dar, para que você possa aproveitar ao máximo sua visita a esse paraíso.

Um pouco da história de Maceió

Capital do Estado de Alagoas, na região Nordeste do Brasil, Maceió obteve a condição de Município em 1839, quando foi desmembrada de Marechal Deodoro, no sul do Estado. 

Ainda no tempo da Monarquia, Alagoas pertenceu à então Capitania de Pernambuco, obtendo sua autonomia em 1817 como consequência da decisão de D. João VI  em punir Pernambuco pelo movimento separatista da Revolução Pernambucana.

Apesar do desmembramento, Alagoas permaneceu por bastante tempo, cultural e economicamente, vinculada a Pernambuco, replicando suas tradições culturais e dependendo de seus serviços e comércio. Entretanto, nas últimas décadas, o desenvolvimento urbano acelerado de Maceió vem refletindo uma mudança de postura dos Alagoanos, que passaram a assumir, de fato, sua independência do Estado vizinho, valorizando sua própria cultura e todo o seu potencial natural e humano.

Hoje, o Estado de Alagoas tem o turismo como uma de suas principais fontes de renda, fazendo parte da rota dos principais roteiros turísticos no Brasil. Sua capital destaca-se como lugar paradisíaco, com excelente qualidade de vida e povo acolhedor.

A padroeira de Maceió é Nossa Senhora dos Prazeres, devido à capela que foi construída em homenagem à Santa quando o Rei de Portugal ordenou a elevação do Forte no histórico Porto de Jaraguá.

Do ponto de vista cultural, o Estado de Alagoas tem célebres representantes, dentre os quais destaca-se o cantor Djavan, natural de Maceió, e o escritor Graciliano Ramos, de Quebrangulo.

O Reisado é uma das manifestações folclóricas mais características de Alagoas; um patrimônio cultural deixado pelos colonizadores portugueses. São danças, músicas e vestimentas coloridas que celebram a chegada do Messias. 

O Artesanato alagoano é outro item de grande representatividade popular, sendo muito valorizado por sua beleza e criatividade. Nesse tópico, destacam-se os trabalhos em linha, especialmente o “Filé” e as cerâmicas.

Melhor época para visitar Maceió

Maceió é uma cidade para ser visitada em qualquer época do ano. Mesmo durante o período mais chuvoso, que são os meses de junho, julho e agosto, há janelas de sol que permitem aos turistas desfrutarem dos passeios pelo litoral, ponto forte do turismo da região. Durante o alto verão, pode haver algumas pancadas de chuva repentina, principalmente no mês de janeiro, mas nada que venha a comprometer todos os dias dedicados à Cidade.

Por estar no Nordeste brasileiro, Maceió faz calor e sol o ano inteiro, com temperaturas variando entre 25 e 35 graus durante o dia, a depender da estação do ano. Mas por ser uma cidade litorânea, a brisa do mar ajuda a amenizar o desconforto causado pelas altas temperaturas no período mais quente do ano.

Quanto tempo ficar

Maceió é um lugar muito agradável para se passar um bom tempo de férias. São diversas e maravilhosas opções de lazer e gastronomia a baixo custo, sendo, portanto, um destino turístico barato.

Como o principal atrativo da Cidade são as praias, o ideal é ficar por tempo suficiente para explorar o melhor do litoral alagoano.

As praias que ficam fora do município de Maceió podem ser aproveitadas num passeio de um só dia, em carro próprio ou agendando com as agências de viagem locais. Dessa forma para que se possa explorar as melhores praias do litoral Alagoano sem sair da Maceió, o ideal é que sua acomodação na Cidade seja de pelo menos 7 dias. 

Entretanto, caso queira dar uma esticadinha para aproveitar um pouco de história e banho de rio, o que recomendo muitíssimo, acrescente mais dois ou três dias no seu roteiro para poder visitar a histórica Piranhas, no sertão do Estado, à margem do Rio São Francisco.

Não sendo possível dedicar o tempo recomendado para desfrutar ao máximo de Maceió e do litoral alagoano, um fim de semana prolongado, com três diárias, já te permitirá aproveitar algumas boas atrações turísticas da Cidade e arredores. Entretanto, não estará livre da vontade de retornar para aproveitar todos os outros atrativos restantes.

Onde se hospedar em Maceió

A cidade oferece excelentes e variadas opções de hospedagem, a maioria delas se concentra nos bairros da região litorânea.

Para otimizar seu tempo e aproveitar ao máximo o litoral da Cidade e as melhores opções de lazer e gastronomia do local, sugiro que se hospede em um dos seguintes bairros: Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Stella Maris. Os três primeiros são ainda os mais recomendados por terem melhor estrutura turística e ficarem à margem orla marítima de Maceió.

O bairro de Cruz das Almas fica numa região ainda em crescimento turístico, embora tenha excelentes hotéis de alta categoria. Não fica tão próximo dos principais pontos de interesse da orla da Cidade, mas o calçadão da praia facilita o acesso a pé.

O bairro de Stella Maris não fica tão próximo ao calçadão da praia, embora o acesso seja rápido e fácil. Em contrapartida, o local tem diversas opções gastronômicas e de diversão noturna.

Nos meses de férias de verão (dezembro a fevereiro) a cidade fica lotada de visitantes. Recomendo reservar o hotel com antecedência, dando preferência àqueles localizados nos bairros citados, onde há várias opções de bons hotéis com diárias que se adequam a qualquer orçamento. Sugiro procurar sempre uma acomodação mais próxima à praia, pois assim, muitos atrativos turísticos poderão ser alcançados a pé.

Não posso deixar de destacar o famoso Hotel Jatiúca, o mais emblemático de Maceió, não apenas por ter sido o primeiro hotel cinco estrelas da Cidade, mas, principalmente, pelo lindo projeto arquitetônico integrado à natureza. Caso não se hospede por aqui, vale a pena visitá-lo. Numa caminhada pelo calçadão da praia, ele é facilmente identificado através da linda paisagem composta pela integração entre a Lagoa da Anta e a praia de Jatiúca.

Lagoa da Anta e a praia de Jatiúca
Lagoa da Anta

Como se deslocar

Maceió ainda não dispõe de um ônibus turístico que possa conduzir os visitantes aos principais pontos de atração, portanto, a melhor forma de explorar a cidade e todo o litoral alagoano é em carro – próprio, alugado, Uber ou táxi – ou  através de compra de translado realizados pelas agências de turismo locais.

Muitas dessas agências são representadas por panfleteiros, dispostos ao longo do calçadão da praia, que oferecem o translado para os principais destinos do litoral norte e sul de Alagoas a um preço bem acessível.

Os traslados das agências são uma excelente opção para explorar os arredores da Cidade. Os viajantes solo e aqueles que preferem não alugar um carro se beneficiam bastante com esses serviços.

Para o deslocamento na Cidade, as opções mais recomendadas são os transportes por aplicativo ou táxi, já que o serviço de transporte público pode não atender adequadamente.

O que fazer em Maceió

Apesar de Maceió possuir algum atrativo histórico, como sua Catedral ou o Bairro revitalizado de Jaraguá, esse não é seu objeto de interesse turístico. A Cidade atrai, principalmente, pelas belezas naturais de seu litoral, pela variada e deliciosa gastronomia e pelo rico artesanato.

Embora eu seja maceioense, sempre que visito minha cidade gosto de aproveitá-la como uma turista. É sob essa óptica de uma turista em sua própria cidade, que trago os pontos que considero mais atrativos aos visitantes de Maceió. 

Onde comer em Maceió

Em Maceió come-se bem, com fartura, variedade e a preço justo.

A Cidade oferece diversas opções de restaurantes, cafés, bistrôs, food trucks, lanchonetes e comidinhas de rua que se encaixam em qualquer orçamento de viagem.

Os pratos mais populares são os que levam frutos do mar, em especial, o camarão, e os tipicamente nordestinos, como a carne de sol.

Cito aqui os lugares que costumo frequentar  todas as vezes que visito minha cidade. São referências bastante concorridas pelos maceioenses e turistas. 

Aproveito para dar sugestões de lanches e comidinhas de rua bem típicas, facilmente encontradas nos bares ou oferecidas por vendedores ambulantes no calçadão e na areia da praia.

Assista ao vídeo sobre Maceió

Kelly Fabiani

Mulher, Mãe, Alagoana, Arquiteta e Controladora de Tráfego Aéreo. Viajar sempre fez parte da minha vida. Em 2012, aos 40 anos de idade, me tornei Viajante Solo e, desde então, venho colecionando experiências, histórias e dicas de viagem pelo Brasil e por outros países mundo afora. No “Pelo Mundo By Myself“, compartilho todas elas com o intuito de auxiliar outros viajantes independentes na preparação de seus roteiros e para encorajar outras mulheres a desbravarem o mundo sozinhas, sem medo de ser feliz.

Vem Pelo Mundo By “Yourself”!

Deixe um comentário