You are currently viewing DICAS GASTRONÔMICAS de MACEIÓ

DICAS GASTRONÔMICAS de MACEIÓ

Maceió é uma cidade repleta de opções gastronômicas de excelente qualidade e ótimo preço. São diversas possibilidades de usufruir não apenas da culinária local, à base de frutos do mar, como também da gastronomia nordestina em geral. Obviamente, os que não abrem mão da cozinha internacional também estão bem assistidos.

Deixo abaixo a lista dos lugares que costumo frequentar e alimentos que costumo consumir todas as vezes que visito minha cidade natal. Claro que existem muitas outras opções que podem se adequar melhor aos gostos e planejamento orçamentário de cada um, mas espero que minhas dicas possam ser úteis.

CAFÉS E BISTRÔS

Bodega do Sertão

Excelente restaurante e cafeteria com menu tipicamente regional, com especialidades próprias da culinária sertaneja nordestina. Um destino imperdível para qualquer visitante que queira explorar as opções gastronômicas locais, usufruindo de um cardápio variado, muito saboroso e com excelente preço, além de um atendimento excepcional em ambiente super original. Leia mais ….

Ruca

Situada no bairro de Ponta Verde, a duas quadras da praia, esse bistrô é um mimo. Lugar acolhedor e com deliciosas opções para um café de fim de tarde em alto nível.

Todos os produtos do cardápio são bem elaborados, inspirados na culinária francesa e adaptados aos sabores brasileiros. Eu, particularmente, adoro o “croissant de amêndoas” e o “waffle de pão de queijo massaricado”. O café com leite “Ruca” também é especial, adociado com leite condensado e massaricado com açucar. 

Abrem todos os dias e, nos fins de tarde, está sempre lotado, não importa o dia da semana. Como o espaço não é muito grande, muitas vezes é preciso esperar um pouco para ter uma mesa liberada

Café da Vila

Localizada no bairro de Ponta Verde, a duas quadras do calçadão, o Café da Vila tem uma decoração que remete ao tempo dos cafezais. Mobiliário rústico e louças de época tornam a experiência no lugar uma volta no tempo, em grande estilo. 

O cardápio é bem variado, com comidas regionais, como o cuscuz e a tapioca, e outras delícias da cozinha internacional, como o croissant e o strudel. Tudo uma delícia ! 

Ao pagar a conta, o cliente tem a opção de levar na bagagem um pedacinho desse espaço, adquirindo um pacote do puro café de grão mineiro servido pela casa. 

Café São Braz

Sendo uma cafeteria de rede, uma unidade do Café São Braz pode ser encontrada em vários pontos da cidade. Existe uma unidade da Ponta Verde, a duas quadras do calçadão, próximo ao Café da Vila, e outras duas no Maceió Shopping e no Parque Shopping Maceió.

É uma ótima opção para um café gostoso e leve a qualquer hora do dia, já que tem um cardápio bem variado, com opções como: tapioca, cuscuz, bolos, caldos, salgados de forno, pão de queijo, sucos, chás e boa variedade de cafés.

Recomendo o croissant de queijo do reino, o consomé de abóbora e uma das opções de bolo caseiro. Para beber, eu sempre peço o “espumone”, um café com leite super cremoso.

RESTAURANTES

Pizzaria Armazém Guimarães

Uma das melhores pizzarias de Maceió, o Armazém Guimarães tem duas unidades; uma delas fica na antiga Av. Amélia Rosa, conhecida como a avenida dos bares e botecos, e a outra, no Parque Shopping Maceió.

O cardápio tem vários tipos de massa, mas a especialidade da casa é a pizza, feita em forno a lenha e com diversas opções de recheio. Eu costumo pedir a de “queijo do reino” e a “pepperoni com requeijão”; são deliciosas.

Massarella

Uma excelente cantina italiana e um dos restaurantes mais antigos da zona da praia, a Massarella está localizada no bairro de Jatiúca, a uma quadra do calçadão da praia.

Tem diversos ambientes, super acolhedores, e uma variada  carta de vinhos. O cardápio tem inúmeras opções de pratos inspirados na culinária italiana, a um valor um pouco mais alto que a média dos restaurantes em Maceió, mas com qualidade indiscutível. 

Janga

Restaurante mais requintado, mas com um preço bastante justo, considerando a qualidade e quantidade da comida, além do conforto e serviço.

Possui duas unidades na Ponta Verde, sendo uma delas a duas quadras do calçadão da praia e a mais recente, à beira-mar.

Essa última se chama “Janga Praia” e possui a fachada com grandes painéis de vidro, um diferencial que permite apreciar a paisagem do calçadão a partir de qualquer mesa. A varanda externa é outro atrativo para os dias mais ventilados e durante a noite.

O cardápio é bem variado, baseado em frutos do mar, especialmente o camarão e na carne de sol. O pratos são sempre bem fartos, sendo suficiente para duas ou mais pessoas. Recomendo o “Camarão Janga“, uma espécie de risoto de camarão com diversos ingredientes, e o “Gratinado de carne de sol“, que apesar de ser uma entrada, a quantidade serve como um prato principal individual.

Imperador dos Camarões

Restaurante muito bem conceituado, à beira-mar da praia de Pajuçara, seu prato mais famoso é o delicioso “chiclete de camarão”, nome que se deve ao puxa-puxa do queijo derretido após ser gratinado com o camarão.

Massagueira

A Massageira é um bairro de pescadores localizado à margem da Lagoa Manguaba, a maior de Alagoas. Fica no sentido do Litoral Sul do Estado, a cerca de 20km da praia de Pajuçara. Por não ser um lugar muito divulgado pelas agências de turismo, apesar de ser muito frequentado pelos maceioenses, poucos turistas conhecem; normalmente, os que vêm até aqui, seguem indicação de algum morador de Maceió. 

É um povoado pequeno, super pacato e repleto de restaurantes rústicos cujo cardápio oferece diversas opções de pratos à base de frutos do mar e da lagoa, a um excelente preço. Sugiro que prove a “camarãozada” com pirão de camarão e, se for temporada de siri e caranguejo, aproveite para provar essa iguaria muito apreciada pelos nordestinos.

Apesar de os cardápios serem bem parecidos, o restaurante que mais me agrada é o Bar do Pato, o último à margem da lagoa. Ele é bem estruturado e a comida é maravilhosa.

Na saída do povoado, não perca a oportunidade de comprar algum dos quitutes produzidos pelas esposas dos pescadores. São doces deliciosos feitos com frutas regionais, onde se destacam as cocadas de vários sabores. Mas meu doce preferido, muito típico de Maceió, é o “suspiro“, feito à base de clara de ovos, raspas de limão e açucar. Um detalhe muito importante é pedir o suspiro “com chiclete”, que é como os locais chamam o puxa-puxa do açucar derretido em caramelo no interior do doce.

Uma parada almoçar na Massagueira é uma ótima opção quando estiver voltando do passeio às praias do Litoral Sul de Alagoas.

LANCHES

Creperia AMO

Os que gostam de crepes e saladas não podem deixar de visitar a Creperia AMO. Um espaço super agradável e com deliciosas opções no menu, feitas com produtos orgânicos.

Os crepes tem massa bem fina e delicada; super crocante. As opções de recheio são diversas, tanto doces quanto salgados; fica até difícil escolher o pedido. Se gosta de crepe doce, não deixe de provar o “Romeu e Julieta”, à base de goiabada e creme de queijo.

Está localizada no bairro de Ponta Verde, defronte à Praça do Skate, no piso térreo do Condomínio Residencial Maceió Facilities.  

Sorveteria BALI

Uma das melhores sorveterias de Maceió, até me atrevo a dizer que, em minha opinião, é a melhor, tem deliciosos sorvetes com sabores exóticos. 

Atualmente, existem várias unidades distribuídas pela Cidade, principalmente na região litorânea. A primeira delas está à beira-mar da praia de Pajuçara, bem no início do calçadão. Outras duas unidades podem ser encontradas no bairro de Ponta Verde , próximo à Praça do Skate, e no bairro de Jatiúca. 

"Food Trucks" da Praça do Skate

Esses traillers transformados em lanchonetes, ideia importada dos norte-americanos, também invadiram Maceió. Em torno à Praça do Skate, espaço revitalizado no coração do bairro de Ponta Verde, essas lanchonetes são responsáveis por transformar o ambiente em total animação todos os fins de tarde e noite.

São espetinhos, caldinhos, tapioca, sanduíches e outras muitas opções de lanche, que atraem os moradores dos arredores em busca de boa comida e socialização. Para os que viajam com criança, a praça é um grande atrativo, já que está bem equipada com brinquedos infantis e quadras de esporte. 

Se estiver hospedado por perto e quiser imergir na vida do maceioense, conhecer esse atrativo é uma boa oportunidade.

COMIDINHA DE RUA

Tapioca do Calçadão da Praia

As tapioqueiras de Maceió tomaram fama há muitos anos com a variedade de recheios nas tapiocas vendidas em barraquinhas instaladas ao longo do calçadão da praia. A prefeitura interferiu para melhorar o visual da orla e concentrou as tapiocarias em quiosques padronizados, que podem ser facilmente encontrados em diversos pontos do calçadão, desde a praia de Pajuçara até a de Jatiúca. É uma excelente opção para um cafezinho de fim de tarde, gostoso, barato e enobrecido com a brisa e a vista do mar de Maceió.

Queijo Assado na Brasa

O “queijo de coalho” é uma das muitas iguarias nordestinas. É bastante comum encontrar vendedores ambulantes carregando latinhas de carvão em brasa, circulando pelas areias das praias de Maceió, oferecendo queijo coalho assado na brasa. Lanche delicioso, barato e bastante apreciado pelo maceioense. 

Milho Cozido

Carrinhos de milho cozido são comuns ao longo do calçadão da orla de Maceió e nos recantos de artesanato, como a Feirinha da Pajuçara e o Pavilhão do Artesanato. O vendedor extrai os grãos de milho cozido, deposita-os dentro de um copo e os rega com a típica manteiga de garrafa. Pense num lanche gostoso! Só em imaginar já fico com água na boca. Não deixe de provar. Excelente opção de lanche saudável, gostoso e barato.

Castanha de Cajú Assada

Castanha de caju de excelente qualidade e a um bom preço, torrada de forma artesanal ou industrializada, pode ser comprada facilmente à beira-mar, através dos muitos vendedores ambulantes, ou em lugares específicos, como o Pavilhão do Artesanato. Nesse último caso, há uma lojinha logo na entrada, que vende castanha salgada e doce, com vários sabores de cobertura. Eu, particularmente, aprecio a castanha de caju caramelizada e coberta com gergelim torrado.

Acarajé

Quem é apaixonado por acarajé, não precisa ir até a Bahia para saborear essa iguaria. A orla marítima de Maceió está repleta de carrinhos ambulantes vendendo acarajé todos os dias, especialmente nos fins de semana.

Agulhinha Frita

Iguaria comumente encontrada nas barracas de praia da orla de Maceió ou de outras praias do litoral norte e sul de Alagoas. Um peixe abundante na região, servido frito e bem sequinho como petisco.

Assista ao vídeo com as dicas gastronômicas de Maceió

Kelly Fabiani

Mulher, Mãe, Alagoana, Arquiteta e Controladora de Tráfego Aéreo. Viajar sempre fez parte da minha vida. Em 2012, aos 40 anos de idade, me tornei Viajante Solo e, desde então, venho colecionando experiências, histórias e dicas de viagem pelo Brasil e por outros países mundo afora. No “Pelo Mundo By Myself“, compartilho todas elas com o intuito de auxiliar outros viajantes independentes na preparação de seus roteiros e para encorajar outras mulheres a desbravarem o mundo sozinhas, sem medo de ser feliz.

Vem Pelo Mundo By “Yourself”!

Deixe um comentário