O calçadão da orla marítima de Maceió é um dos grandes atrativos da cidade, tanto para os moradores locais quanto para os turistas. Passear ou praticar alguma atividade física no calçadão, tanto pela manhã como no fim de tarde e noite, é rotina para muitos dos que moram nos bairros próximos.
O calçadão da orla é bastante extenso, iniciando na praia da Avenida e seguindo até o final da praia de Cruz das Almas. Entretanto, o trecho de maior estrutura e movimento é o que abarca as praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Passear por esse trecho do calçadão da orla é muito tranquilo e seguro. Sempre há vigilância policial; o calçamento está em perfeito estado e ainda é dividido em três faixas destinadas a usuários com distintos objetivos; passear, correr ou andar de bicicleta; o que permite seu usufruto sem o risco de ser atropelado por algum ciclista ou atrapalhar o ritmo de algum corredor.
Ao longo do calçadão, embelezado por um extenso e abundante coqueiral, estão dispostas várias barracas padronizadas, com design e material estrutural que garantem sua integração com o entorno paisagístico. Nelas funcionam bares, restaurantes, pizzarias, tapiocarias etc.













Coco verde geladinho, docinho e barato é vendido ao longo de toda a orla marítima de Maceió.
Diversos carrinhos com vendedores ambulantes se distribuem por vários pontos das praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Todos vendendo o coco verde mais barato das praias do Nordeste brasileiro.
Um passeio pela orla de Maceió não será completo sem uma paradinha para tomar água de coco enquanto se aprecia a beleza de seu mar azul e verde-esmeralda.
Algumas esculturas em bronze, representativas de personalidades alagoanas ilustres, decoram a orla maceioense. Aproveite para registrar sua foto com Graciliano Ramos, por exemplo.
Em sua caminhada pelo calçadão, vale a pena ir até a curva do famoso Hotel Jatiúca, onde a linda paisagem formada pela Lagoa da Anta e a praia de Jatiúca pede um registro fotográfico.






Aos domingos, o trecho da avenida à beira-mar que inicia na curva da praia de Ponta Verde e segue em direção à praia de Pajuçara fica reservado para uso exclusivo dos pedestres.
O fim de tarde por aqui se torna uma verdadeira festa, com dança, música e muitas crianças se divertindo tranquilamente com seus patinetes, patins e bicicletas.
Caso não tenha a sua bike, pode alugar uma das muitas opções disponíveis: bicicleta para uma pessoa, duas ou para mais de três pessoas.
Considero que o momento mais deslumbrante da tarde de domingo é o cenário do por do sol ao som de saxofone.
O músico responsável por enobrecer o por do sol costuma se posicionar ao lado do letreiro gigante de “AMO MACEIÓ”, na curva da Ponta Verde.
Não perca a oportunidade de estar por lá num fim de tarde de domingo.
Se ainda não tiver programado os passeios às praias do litoral norte e sul de Alagoas, ao longo do calçadão, vários representantes de agências de turismo locais distribuem panfletos com o serviço de traslado para distintas praias do litoral.
São valores bem acessíveis e que valem muito a pena para quem não tiver um carro à disposição ou para viajantes solo.





Assista ao vídeo sobre Maceió

Kelly Fabiani
Mulher, Mãe, Alagoana, Arquiteta e Controladora de Tráfego Aéreo. Viajar sempre fez parte da minha vida. Em 2012, aos 40 anos de idade, me tornei Viajante Solo e, desde então, venho colecionando experiências, histórias e dicas de viagem pelo Brasil e por outros países mundo afora. No “Pelo Mundo By Myself“, compartilho todas elas com o intuito de auxiliar outros viajantes independentes na preparação de seus roteiros e para encorajar outras mulheres a desbravarem o mundo sozinhas, sem medo de ser feliz.
Vem Pelo Mundo By “Yourself”!