You are currently viewing BODEGA DO SERTÃO: uma extraordinária opção gastronômica em Maceió

BODEGA DO SERTÃO: uma extraordinária opção gastronômica em Maceió

Restaurante de comida típica nordestina, a Bodega do Sertão é, na minha opinião, um destino gastronômico que não pode ficar fora do seu roteiro. O lugar é maravilhoso em todos os aspectos: ambiente acolhedor e bem decorado; comida boa, farta e de bom preço; cardápio variado e atendimento de excelência.

Fica localizado no bairro de Jatiúca, a poucos metros do calçadão da orla, entrando numa das transversais da avenida da praia. Funciona todos os dias para almoço e jantar, abrindo aos domingos também para o café da manhã.

O restaurante-cafeteria é facilmente identificado por sua fachada, onde um “bule” gigante se destaca no entorno, principalmente com a iluminação noturna.

O diferencial da decoração do lugar é sua rusticidade meticulosamente aliada ao conforto e criatividade. Objetos de uso rotineiro do povo nordestino do interior são usados de forma criativa para compor e caracterizar os espaços internos do restaurante. Bacias de alumínio são usadas como lavatório; coletores de grãos e peneiras de palha servem como luminárias etc. O espaço tem vários ambientes, sendo um deles climatizado.

O hall de entrada foi transformado numa típica “bodega/’ (mercearia de cidades interioranas), onde são vendidos produtos regionais como: cachaça da terra; doces caseiros; bolo de rolo; objetos decorativos em barro e outros pequenos souvenirs.

Para dar um clima ainda mais nordestino, os clientes são recepcionados por uma hostess trajada de “cangaceira”. Ao mesmo tempo, todas as funcionárias do lugar se vestem como “matutas” (moças da roça) e tratam os clientes com um linguajar bem interiorano – “cumpade” e “cumade”.

Na Bodega do Sertão, o visitante pode se servir  do farto buffet de iguarias típicas nordestinas, pagando em função do peso, ou escolher alguma das muitas opções de comida mais leve disponíveis no cardápio, a preço predefinido.

O buffet é servido numa grande mesa de madeira e está composto por vários pratos da gastronomia nordestina, a exemplo da “buchada“, que é feita com os miúdos do bode, e da famosa “carne de sol“. Também há variedade de bolos caseiros, como de milho, macaxeira, mandioca; além de outros quitutes, como o “munguzá” (mingau à base de milho e leite de coco) ou o “arroz doce“.

Caso opte por algo mais leve, sugiro as seguintes opções do cardápio: “Tapioca com coco e queijo de manteiga assado” ou o “pão de macaxeira com queijo de manteiga derretido“; acompanhados por um cafezinho com leite bem caseiro. Esses são sempre os meus pedidos. Além de muito saborosos, esses pratos são opções bem em conta, além disso são bem fartos, podendo até ser divididos para duas pessoas.

Um programa que eu, particularmente, adoro fazer aos domingos é fazer uma caminhada no calçadão da praia e seguir para tomar um reforçado café da manhã na Bodega do Sertão, ao som de um trio de forró ao vivo. Fica aí minha sugestão !

Veja também o vídeo com todos os detalhes.

Deixe um comentário