You are currently viewing TANGO EM BUENOS AIRES: 1 Semana e Meia de Passeios e Aulas de Tango na Capital Argentina

TANGO EM BUENOS AIRES: 1 Semana e Meia de Passeios e Aulas de Tango na Capital Argentina

O Tango é uma de minhas paixões. Acho as músicas lindas, embora um pouco dramáticas, já que fazem referência a histórias de desilusões amorosas.

Mas meu fascínio maior é pela dança. A elegância dos dançarinos e os passos sensuais, minuciosamente elaborados e com incríveis entrelaçados de pernas, de fato me encantam.

Cheguei a fazer algumas aulas de tango numa escola de dança. Mas, lamentavelmente, a turma não durou muito tempo; não havia aluno suficiente. Realmente, o Tango não é um ritmo com o qual a maioria dos brasileiros se identifique.

Foi então que decidi viajar para uma imersão cultural nesse ritmo que tanto me fascina.

Organizei-me para ir passar alguns dias em Buenos Aires durante o período do Festival Mundial de Tango, que acontece anualmente, no mês de agosto.

Nessa época do ano, Buenos Aires respira o Tango. Há apresentações, competições e aulas por toda parte. Em pleno inverno, com temperaturas abaixo de 10 graus, a dança esquenta os corpos.

Preparei um roteiro para passar 9 dias na capital argentina, com direito a aulas de tango, passeios turísticos e muita diversão noturna.

Nesse post, trago detalhes de como organizei meu roteiro, dos lugares turísticos que visitei, e das minhas vivências durante essa extraordinária imersão cultural na capital “Porteña“.

Passagem Aérea para Buenos Aires

Para ir do Brasil até Buenos Aires, há diversos voos diretos que saem de Guarulhos. 

Tanto as companhias aéreas brasileiras quanto a Aerolineas Argentinas operam nesse trecho.

Para comprar seu voo com boa tarifa, sugiro pesquisar em sites de busca de passagens aéreas. 

Eu costumo usar o Skyscanner para fazer as minhas buscas. Também pesquiso nos sites das próprias companhias aéreas.

A dica é pesquisar tarifas partindo de Guarulhos, de onde costumam sair os voos promocionais. E, caso não more em São Paulo, comparar com as tarifas dos voos com conexão em Guarulhos, partindo de sua cidade de origem.

Muitas vezes compensa pagar separadamente o trecho que sai de sua cidade até Guarulhos, em vez de comprar o bilhete completo até Buenos Aires, saindo do lugar onde mora, com conexão em São Paulo. 

Outra dica para conseguir tarifas mais baratas é acompanhar as publicações do site melhoresdestinos.com.br, que costumam trazer excelentes promoções a diversos destinos. 

Muitas dessas promoções têm datas fixas de ida e volta. Mas que sabe elas não se encaixam nos seus planos de viagem? Vale conferir!

Buenos Aires tem dois aeroportos internacionais: Aeoroparque e Ezeiza

O primeiro deles fica na região central da Cidade, o que facilita muito o deslocamento até a acomodação.

Já o Ezeiza fica mais afastado; a cerca de 1hr do centro de Buenos Aires.

O Aeroparque oferece a opção do Airbus, um ônibus que faz o percurso entre o aeroporto e vários pontos estratégicos do centro da Cidade.

Esse ônibus é sai bem econômico e é bastante útil para os viajantes solo, que levam pouca bagagem e ficam hospedados em hotéis do centro, como é o meu caso.

O bilhete para o Airbus pode ser comprado no guichê do próprio aeroporto. Ao desembarcar, pergunte a qualquer funcionário do aeroporto; eles informarão onde fica o guichê.

Já o Ezeiza não oferece esse tipo de serviço. Se seu voo pousar nesse aeroporto, a maneira mais econômica de se chegar ao hotel é em Uber mesmo. 

Por isso aproveito para lembrar da importância de garantir internet no celular durante o período da viagem. Mesmo que o aeroporto tenha Wi-Fi free, a internet móvel facilita muito nossa vida.

Para essa viagem específica, comprei minha passagem promocional pela Gol, saindo de Guarulhos e desembarcando no Aeroparque,

Já que o hotel reservado estava no centro de Buenos Aires, como é de praxe, peguei o Airbus e desci na parada de Puerto Madero. Esse é o melhor ponto de descida para quem fica hospedado próximo à Calle Florida. De lá, basta uma curta caminhada para se chegar na acomodação.

Dicas de viajante !

  1. Adquira um adaptador de tomada argentino.

As tomadas na Argentina têm um modelo único, que não se encontra entre os adaptadores universais.

Portanto, sugiro que ao desembarcar, procure logo um adaptador em alguma das lojas do aeroporto.

Caso prefira esperar para pagar mais barato, na Calle Florida, centro de Buenos Aires, há um monte de camelôs vendendo adaptadores de tomada.

2. Leve dólar e real em espécie.

Recomendo levar algo de dinheiro em espécie, tanto em dólar como em real. Deixe para trocar por pesos argentinos quando já estiver no País. Há casas de câmbio que compram nossa moeda por um bom preço.

Se ficar hospedado/a no centro de Buenos Aires, dentro das Galerias Pacífico há uma Casa de Câmbio com ótimas taxas.

Onde se hospedar em Buenos Aires ?

Buenos Aires tem muitíssimas opções de hospedagem para todos os bolsos.

Eu sempre faço uma busca bem apurada nos sites de hospedagem como o Booking.com e o Hoteis.com. Para boas opções de hostel, sugiro também pesquisar no site Hostelworld.

Já fiquei hospedada em alguns bons lugares na capital argentina. E algo que elas têm em comum é a localização. Sempre priorizo a região central da Cidade. Costumo buscar hotéis próximos à Calle Florida e região de San Telmo.

Apesar de Buenos Aires ter hotéis maravilhosos em outros bairros, a exemplo do La Recoleta, acho que a região central facilita bastante a vida dos turista autônomos, já que podemos conhecer muito coisa a pé e, além disso, há muitas opções de estação de metrô para facilitar o deslocamento para pontos mais distantes.

Como Buenos Aires tem uma agitada vida noturna, essa região central nunca fica esquisita, como costuma acontecer na maioria das grandes cidades. Inclusive, muitas casas de tango, que oferecem show com jantar, estão localizadas no centro de Buenos Aires. De modo que, podemos voltar tarde da noite e sempre haverá movimento nas ruas.

1. Hostel Suites Florida

Costumo me hospedar em hotéis de categoria turística, mas como dessa vez eu iria passar nove dias, precisava de um lugar um pouco mais econômico que um hotel. Optei então pelo Hostel Suítes Florida.

Esse é um hostel bem conhecido pelos turistas e pela juventude porteña. No primeiro caso, pela localização estratégica: em plena Calle Florida. E no segundo caso, pela agitação do bar localizado no subsolo do hostel. 

Embora a proposta dos hostels costume ser de quarto e banheiro compartilhados, o Hostel Suites Florida oferece opções de quartos individuais, tipo suite.

Preferi pagar um pouco mais caro e ficar num quarto individual, com banheiro privativo. Já que estava economizando ao não ficar num hotel categoria turística, optei por garantir ao menos um pouco mais de privacidade e conforto.

Hostel Florida
Bar e Restaurante
Área de convivência (foto retirada do site oficial do Hostel)

As instalações do Hostel eram meio antigas, como muitos dos hotéis em Buenos Aires. Mas a decoração trazia um ar de modernidade e jovialidade.

Não é um hostel espetacular, mas oferece todos os serviços necessários para o hospede e tem uma localização bem estratégica. Portanto, é uma boa opção se consideramos a relação custo-benefício.

Como o Hostel Suites Florida tem localização bem central, é possível ir caminhando até vários pontos de atração turística de Buenos Aires, como: a Plaza de Mayo, as Galerias Pacífico, o Café Tortoni, a Feria de San Telmo, entre outros.

O bar do subsolo, que tanto atrai a turma mais jovem durante a noite, funciona como restaurante para o café da manhã.

Mas atenção!! Se estiver buscando um lugar sem muita agitação, evite esse hostel. O bar é muito animado e barulhento durante toda a noite.

Como a janela do meu quarto estava voltada para a Calle Florida, o barulho das conversas dos frequentadores do bar incomodavam durante a madrugada.  

Caso não queira ficar em hostel, indico abaixo outros dois lugares onde me hospedei em outras viagens a Buenos Aires. São hotéis de categoria turística, com ótima relação custo-benefício, localizados na região do bairro de San Telmo

2. Vacances San Telmo

O Vacances San Telmo é um charmoso ‘hotel boutique’ localizado no coração do bairro de San Telmo, o mais tradicional de Buenos Aires. 

Está a poucos passos da agitada e concorrida ‘Feira de San Telmo’, que acontece todos os domingos.

É uma edificação residencial antiga, que foi renovada e adaptada para funcionar como um hotel.

A construção, que ainda guarda características de sua origem, converteu-se num lugar super acolhedor, muito bem decorado e de grande conforto.

Além da excelente localização e da boa infraestrutura, o Vacances San Telmo ainda tem mais um aspecto a ressaltar: o delicioso café da manhã. 

Reservei as diárias através do Booking.com

Hospedagem em Buenos Aires
Vacances San Telmo
Hospedagem em Buenos Aires
Restaurante do Vacances San Telmo

3. Ribera Sur Hotel

O Ribera Sur Hotel é mais uma ótima opção de hospedagem na região central de Buenos Aires.

Fica localizado à margem de uma avenida bem movimentada e a poucos minutos de caminhada do mais famoso passeio de Buenos Aires, o ‘Puerto Madero‘.

Embora a edificação do Ribera Sur Hotel seja antiga, como a maioria das construções do centro histórico da capital argentina, suas instalações foram reformadas com o fim de modernizá-lo.

Os quartos são super confortáveis e o café da manhã, que está incluso na diária, é muito saboroso.

Ele não é servido como um grande buffet, mas o que é oferecido é de muita qualidade e em quantidade suficiente para uma refeição satisfatória. E um detalhe é que as deliciosas ‘medialunas‘ estão disponíveis com fartura.

Veja fotos do hotel no site oficial: 

https://www.riberasurhotel.com.ar/san-telmo/

Meu Roteiro de 9 dias em Buenos Aires

Como um dos principais motivos principais da viagem era fazer aulas de tango, organizei meu roteiro de modo a fazer o máximo de aulas possíveis. 

Dediquei o período do dia para as aulas nas escolas onde eu me matricularia, e deixei as noites reservadas para frequentar as famosas “Milongas”, casas de danças onde são dadas aulas gratuitas de diversos ritmos, incluindo, obviamente, o tango.

Também destinei um tempo para os passeios turísticos e para assistir a alguns dos famosos Espetáculos de Tango com Jantar incluso.  

Como seria a época do Festival de Tango, contei com as muitas oportunidades que iria ter de assistir a apresentações gratuitas em ambiente aberto.

Como estaria tão pertinho do Uruguai, do outro lado do Mar del Plata, não podia deixar de destinar um ou dois dias para visitar o país vizinho.

Dessa forma, organizei dois tours do tipo bate-volta para conhecer o vilarejo de Colonia del Sacramento e a capital do Uruguai, Montevideo.

Aproveito aqui para mencionar um outro destino na Argentina que, caso tenho tempo sobrando, vale a pena pensar em fazer uma visita de um dia. Estou me referindo a Rosario.

Conheci essa pequena cidade numa outra viagem que fiz a Buenos Aires. No fim do post falarei um pouco mais sobre essa visita.

Escolas de Tango em Buenos Aires

Buenos Aires tem diversas escolas de tango. Optei por me matricular em duas das mais bem conceituadas. 

1. Escuela Mundial de Tango Gabriel Elias

A Escuela Mundial de Tango fica no Centro Cultural Borges, dentro da famosa Galerias Pacífico. 

Uma das vantagens dessa escola é sua localização. Ela é bem central, próxima à famosa Calle Florida. Uma região onde há muitas opções de hospedagem, além de concentrar os principais pontos de interesse turístico da Cidade.

Além disso, a agenda da escola é bem variada, com diversos ritmos de dança, além do tango e da milonga, que são os mais procurados. 

As aulas oferecem todas as vertentes do tango – iniciación al tango; tango salón; milonga; vals; tango técnica y musicalidade; giros etc. Elas duram cerca de uma hora e acontecem das 11h às 22h, de segunda a domingo.

Não é preciso seguir uma turma específica, basta apenas se inscrever e ir à aula no horário que quiser. A inscrição é feita no próprio local, com pagamento in cash.

Para se programar com mais antecedência, vale a pena dar uma olhada no site da escola, onde consta a programação das aulas: www.escuelamundialdetango.com.

Outra vantagem dessa escola é que ela fica dentro do Centro Cultural Borges, um lugar com constantes exposições de artes e venda de ingressos para shows de tango. Não deixe de se informar sobre a programação da semana quando estiver por lá.

Escolas de Tango em Buenos Aires
Aula de Tango
Escolas de Tango em Buenos Aires
Uma das minhas turmas de Tango

2. DNI Tango

A segunda escola de tango na qual me matriculei foi a DNI Tango. 

É uma escola de dança mais tradicional, uma ‘Academia’. 

Fica localizada num bairro fora da região turística de Buenos Aires, de modo que precisava pegar o metrô e ainda caminhar uns quinze minutos para chegar na Academia.

Fiz a matrícula na DNI Tango ainda no Brasil, através dos contatos disponíveis no site da escola: www.dni-tango.com.

Matriculei-me em aulas de grupo e individuais; em horários variados ao longo da semana.

Paguei mais caro que na Escuela Mundial de Tango, mas o perfil da DNI é mais profissionalizante. Além disso, tive aulas individuais, que costumam ser mais dispendiosas que as aulas em grupo.

No interior da Academia há uma lojinha onde vendem sapatos específicos para o tango. Aproveitei para comprar o meu. 

Escolas de Tango em Buenos Aires
Em aula particular de Tango

Aproveitando as noites de Buenos Aires

Organizei meu roteiro de modo a aproveitar o dia para as aulas de tango pagas, nas escolas em que havia me matriculado, e para fazer os passeios turísticos pela Cidade.

O período da noite foi reservado para aproveitar as casas de dança chamadas “Milongas e o espetáculos de Tango com jantar incluído.

Casas de Dança: 'Milongas'

Das muitas Milongas existentes em Buenos Aires, uma das mais conhecidas é  “La Viruta“.

Fica localizada em Palermo, um bairro de classe média alta, e é muito bem frequentada.

Para entrar em LaViruta, basta pagar apenas a entrada, já que todo o consumo do bar e restaurante é à parte.

O bilhete de ingresso dá direito a participar de todas as aulas de dança coletivas, em diversos ritmos, incluindo o tango e a milonga, que é uma ramificação mais popular do tango. 

La Viruta diponibiliza armários tipo guarda-volumes. Paga-se um pequena taxa para usá-lo.

Como eu sempre estava com minha “mochila de turista”, essa possiblidade de guardar meus pertences em segurança foi maravilhosa.

O grande salão de dança é cercado por mesas e cadeiras. Mas precisam ser reservadas com antecedência e são usadas pelos frequentadores do restaurante.

Nos intervalos das aulas, às vezes eu tinha a sorte de encontrar uma cadeira vazia para me sentar e descansar um pouco.

Milongas em Buenos Aires
La Viruta (salão de dança)
Milongas em Buenos Aires
Momento de dança livre (depois das aulas)

Outra Milonga que fui conhecer chama-se “La Catedral“. Havia lido a respeito desse lugar num blog de viagem e achei que fosse no estilo de La Viruta. Mas foi uma decepção.

A fachada de La Catedral já mostra sinais de abandono. A entrada é escura, com paredes sujas e o recepcionista extremamente rude.

Apesar da primeira má impressão, ainda decidi entrar para conhecer o lugar.

Ao subir a escadaria, me deparei com um grande salão pouco iluminado e com estrutura mal conservada. Havia pouca gente e o clima em nada se assemelhava ao de La Viruta. Resolvi então ir embora.

Talvez La Catedral seja uma boa Milonga, como descreveram no blog, mas não me pareceu.

Espetáculos de Tango

Em Buenos Aires há diversas casas noturnas que oferecem espetáculos de tango acompanhados por um maravilhoso jantar tipicamente argentino.

Os preços são muito variados. Alguns deles custam muito caro, outros já têm um preço mais acessível. Tudo vai depender da sofisticação do lugar e da apresentação.

Esses espetáculos são mais teatrais, uma espécie de musical com ballet. Os turistas são sua clientela principal.

Os moradores de Buenos Aires não costumam frequentar esses lugares; eles preferem as “milongas”, que são menos formais e mais baratas.

Os porteños cultivam o tango por todas as partes; é comum ver recantos com milongas livres, dançadas pelos locais.

Aliás, existe um calendário com os lugares e horários das diversas milongas públicas que acontecem em BsAs. O blog “Buenos Aires: Aquí me quedo” sempre está atualizado com todos os eventos de tango e milonga. Vale a pena consultá-lo quando estiver por lá

É muito enriquecedor fazer parte da rotina de entretenimento dos habitantes de Buenos Aires; aprende-se muito com essa interação.

Mas, como turista, não pude deixar de lado a oportunidade de assistir a alguns dos famosos espetáculos de tango.

Optei por aqueles que tinham um valor mais acessível e, para alguns deles, comprei o bilhete sem o jantar incluso, que sai mais econômico.

1. Piazzola Tango

O Piazzola Tango é um dos espetáculos mais bem conceituados em Buenos Aires. Não está entre os mais caros, embora seu valor também não seja tão barato, já que é show teatral com jantar incluso.

A apresentação é realizada num teatro em plena Calle Florida, o que facilita muito para quem estiver hospedado nas proximidades.

O hostel onde eu estava hospedada fica a 10 minutos de caminhada.

Mas, caso o cliente prefira, pode usar o serviço de traslado oferecido pela organização do espetáculo. O bilhete dá direito ao deslocamento de ida e volta entre a acomodação e o teatro.

O Piazzola Tango também oferece como cortesia uma breve aula de tango para iniciantes antes do inicio do show.

Para isso, basta chegar um pouco mais cedo, no horário recomendado no bilhete.

Meu ingresso para o Piazzola Tango incluiu um jantar completo, com entrada, prato principal, sobremesa e vinho. Estava tudo maravilhoso!

O show é um musical bastante glamoroso. O tango apresentado é mais parecido com um ballet. Os dançarinos são, na verdade, bailarinos profissionais. 

Com certeza não é o tango que aprendemos nas aulas de dança das escolas, que é bem mais popular e acessível aos “aspirantes” a dançarinos.

Se você quiser assistir a um espetáculo de tango mais estilizado e sem gastar tanto, acho o Piazzola Tango uma boa opção.

2. El Viejo Almacén

El Viejo Almacén um espetáculo de tango de alta qualidade, mas num lugar menor. O espaço é uma casa de espetáculo bem mais intimista que os teatros que servem a outros espetáculos.

A apresentação é de altíssima qualidade, embora não tão sofisticada como o Piazzola Tango.

As músicas, danças e o ambiente nos conduzem a uma profunda imersão na cultura do tango.

O bilhete para o espetáculo do El Viejo Almacén pode ser com jantar incluso ou sem ele. Nesse último caso, o cliente tem direito a duas taças de alguma bebida do cardápio como cortesia. 

Eu comprei o bilhete com jantar, que também inclui as taças de alguma bebida durante o espetáculo.

A refeição é servida um pouco antes da apresentação, num restaurante super requintando defronta à casa de espetáculo.

Os pratos são tipicamente argentinos, com destaque para o delicioso “chorizo con patatas“. A garrafa de vinho argentino também faz parte do cardápio.

Em qualquer das opções de ingresso, o traslado entre o hotel e a casa de espetáculo está incluso. Basta confirmar o dia e hora com antecedência por e-mail ou através do número telefônico de contato.

Os bilhetes para o espetáculo do El Viejo Almacén podem ser adquiridos online, no site da casa, ou com alguns vendedores ambulantes na Calle Florida. Os valores costumam ser os mesmos.

A recepção dos hotéis também costuma intermediar a venda de bilhetes para os principais espetáculos de tango de Buenos Aires.

Eu comprei o meu bilhete online, antes de sair do Brasil. Assim já viajei com toda a programação bem definida.

Palco do "El Viejo Almacén"
El Viejo Almacén
Jantar do Espetáculo no El Viejo Almacén (Chorizo con Papas Fritas)

3. Café Tortoni

O espetáculo de tango do famoso e glamoroso Café Tortoni também é muito concorrido. 

A apresentação é bem mais simples que as outras duas mencionadas anteriormente. São poucos dançarinos, o palco não tem cenários rebuscados e o vestuário do elenco não tem sofisticação.

Podemos dizer que é um espetáculo “mais raiz”, mais próximo do tango das ruas.

Durante a apresentação, o cliente pode se servir de qualquer das opções do cardápio do Café Tortoni, desde petiscos até uma refeição mais completa. O serviço de restaurante do bar e do Café funciona dentro do espaço do espetáculo.

O bilhete é comprado no próprio Café Tortoni. E como esse espetáculo é muito procurado pelos turistas, por ter um valor mais acessível, é conveniente adquirir o ingresso para a data pretendida assim que chegar a Buenos Aires. 

Café Tortoni
Interior do Café Tortoni
Casas de Tango Buenos Aires
Show de Tango do Café Tortoni

4. Bar Sur

O Bar Sur é um lugar muito intimista, onde um casal de dançarinos e um pequeno grupo musical fazem apresentações de tango, bem no estilo ‘tango raiz’ e com músicas emblemáticas.

O ambiente é pequeno e não funciona exatamente como uma casa de espetáculo. É, na verdade, um bar com show de tango.

O bilhete dá direito a uma taça de vinho e uma porção de amendoim como petisco. Caso se queira consumir algo mais do cardápio, deverá pagar por fora. 

Um dos destaques do Bar Sur é o fato de as apresentações serem bem próximas dos clientes, já que as mesas ficam nas laterais da pista.

Além disso, os artistas ainda promovem uma interação no final do espetáculo. Ensinam passos básicos de tango e nos permitem tirar fotos com eles.

O bilhete não precisa ser comprado com antecedência. Ele pode ser adquirido na entrada do Bar Sur. Só recomendo não chegar muito próximo à hora do início da apresentação, para garantir seu lugar.

Dica de Viajante !

Os Espetáculos de Tango costumam incluir o traslado de ida e volta a partir do hotel.

É importante confirmar, antecipadamente, o hotel em que se está hospedado e o horário do traslado.

Apresentações no Teatro Colón

Como não só de tango se vive, também aproveitei uma das noites para assistir a uma ópera no lindíssimo e restaurado Teatro Colón. Não podia perder essa oportunidade.

Durante o dia, fiz um tour guiado pelo Teatro, explorando seus principais espaços. A sofisticação e a acústica perfeita são os destaques do lugar.

Na saída da visita turística, vi que a bilheteria anunciava a Ópera Tosca.  Garanti meu bilhete num dos lugares mais econômicos do Teatro.

Custou-me 390 pesos, um lugar localizado numa das fileiras do alto e mais ao fundo (Tertulia Centro fila 2 asiento 95).

Mesmo estando numa localização menos privilegiada, pude ter uma ótima visão de todo o espetáculo.

Dica de Viajante !

Antes mesmo de sair do Brasil, recomendo procurar no site do Teatro Colón os dias em que haverá espetáculo gratuito e se programar para tentar pegar os bilhetes com antecedência na própria bilheteria do Teatro. São permitidas duas entradas por pessoa.

Descobri essa benécia casualmente, quando uma porteña (natural de Buenos Aires) me perguntou se eu podia usar meu nome para retirar dois bilhetes para ela, uma vez que já tinha retirado outros dois no próprio nome.

Como eu não tinha mais noites livres em Buenos Aires para aproveitar os bilhetes, usei meu nome para as entradas gratuitas da porteña.

As Principais Atrações Turísticas de Buenos Aires

BsAs é uma cidade muito envolvente, com uma atmosfera europeia, graças às edificações históricas, clima e hábitos do moradores locais.

Adoro visitar a cidade nas estações mais frias, que inclui os meses de junho a setembro. O clima favorece a longas caminhadas pela Cidade, que é a melhor forma de explorar Buenos Aires.

Além disso, o frio sempre nos convida a um café ou chocolate quente numa das inúmeras e maravilhosas cafeterias da Cidade. Sem esquecer, obviamente, da tacinha de vinho, especialmente o da uva ‘malbec’, durante as refeições.

Café Tortoni
"Churros con Chocolate Caliente" no Café Tortoni
Galerias Pacífico
Uma tacinha de "Malbec" no fim de tarde

Nessa viagem específica que fiz para uma imersão no tango, aproveitei o tempo livre entre aulas para passear pela Cidade.

Buenos Aires tem muitos atrativos turísticos. Mesmo havendo estado por lá diversas vezes, ainda há vários lugares que não conheço.

Mas vou listar aqui, os pontos turísticos que visitei e que considero bastante interessantes.

Atrações turísticas da Região Central de Buenos Aires:

  1. Calle Florida
  2. San Telmo
  3. Plaza Mayor
  4. Casa Rosada
  5. Catedral Metropolitana
  6. Café Tortoni
  7. Manzana de las Luces
  8. Teatro Colón
  9. Puerto Madero
  10. Galerias Pacífico
  11. Plaza San Martín
  12. La Boca

Atrações turísticas mais distantes do centro de Buenos Aires:

  1. Floralis Genérica
  2. MALBA
  3. Recoleta
  4. Bosques de Palermo
  5. Livraria El Ateneo Grand Splendid
  6. Passeio de Barco no Delta do Tigre

Veja todos os detalhes de cada um desses pontos turísticos de Buenos Aires no post do link abaixo.

Como se deslocar por Buenos Aires

Como a maioria das principais atrações turísticas fica na região central de BsAs, muita coisa pode ser visitada a pé.

Uma ótima opção para otimizar o tempo na visita a lugares um pouco mais afastados do centro são os ônibus turísticos do tipo ‘hop-on-hop-off‘, também chamados de ‘Citysightseeing Bus’.

Hop-on-Hop-off Bus

O Hop-on-Hop-off Bus foi uma invenção muito prática para quem gosta de viajar de forma independente.

Com ele é possível conhecer os pontos de maior interesse do local, no próprio ritmo, de forma programada e mais barata que um city tour contratado por qualquer agência.

Pode-se embarcar e desembarcar em qualquer ponto de parada e em qualquer dos horários definidos na rota.

O ônibus turístico de Buenos Aires oferece três possíveis rotas de passeio: azul, vermelha e verde.

Existem dois tipos de bilhete. Um deles dá direito a usar qualquer uma das rotas durante um dia inteiro. O outro, que é um pouco mais caro, permite usar o ônibus por dois dias consecutivos. 

O ticket do hop-on-hop-off Bus pode ser adquirido com o próprio motorista, em qualquer ponto de parada, ou on-line.  Nesse último caso, sugiro o site getyourguide.com.br.

O ônibus tem dois andares. O andar superior é aberto e dá uma visão mais ampla da Cidade.

Durante todo o trajeto, pode-se acompanhar a descrição de cada ponto turístico por onde se passa através de um fone de ouvido individual. Existem diversos idiomas disponíveis. 

Em meus passeios turísticos, usei todas as rotas disponíveis do Hop-on-hop-off Bus, desembarcando nos lugares que ficavam mais distantes do centro de BsAs. Isso ajudou a otimizar meu tempo. 

Os pontos de paradas que utilizei foram os seguintes:

  1. San Telmo
  2. La Boca – Caminito
  3. Puerto Madero
  4. Galerias Pacífico
  5. Teatro Colón
  6. Floralis Genérica
  7. MALBA
  8. Recoleta
  9. Bosques de Palermo

Ressalto que Buenos Aires é uma cidade plana, com calçadas em excelente condição, bem favoráveis aos pedestres.

Portanto, se tiver tempo disponível e gostar de caminhar, avalie se vale a pena comprar o bilhete do ônibus turístico. Talvez, mesclar longas caminhadas e algum tipo de transporte público pode ser mais vantajoso.

Outras opções para se locomover por Buenos Aires são: metrô (SUBTE), taxis e Uber. Todas elas funcionam muito bem. Só é preciso ter mais atenção quando pegar um táxi. Sempre existe o risco do troco com notas falsas.

Dica de Viajante !

Atenção com os taxistas! Os táxis estão por toda parte, podendo ser uma opção para o retorno de programas noturnos, quando o metrô já estiver fechado, ou para algum ponto turístico que não esteja próximo a alguma estação.

Mas é importante ficar atento/a ao golpe da cédula falsa. Vale a dica de saber identificar uma nota de peso autêntica, aquela que tenha marca d’água. Infelizmente, não é incomum receber o troco com notas falsificadas.

Onde fazer compras em BsAs

Para quem procura produtos de marca e boa qualidade, Buenos tem de tudo.

Vou indicar aqui três lugares que são bastante concorridos. Não apenas pelos turistas, mas pelos próprios ‘porteños‘.

Shopping Abasto

O Shopping Abasto é um dos grandes centros comerciais de Buenos Aires.

Embora ele fique um pouco afastado da região central da Cidade, o metrô tem uma estação que te deixa na porta.

É um shopping bem diversificado, com lojas de ótima qualidade, algumas de marcas famosas e outras de departamentos.  

O Shopping Abasto é um excelente local para passar um fim de tarde mais tranquilo, principalmente se quiser fazer algumas boas comprinhas para levar na bagagem de volta.

Galerías Pacífico

As Galerías Pacífico é um dos centros comerciais mais famosos de Buenos Aires. Não apenas pela localização estratégica, já que fica no coração do centro da Cidade, mas também pela sua belíssima arquitetura e pela variedade de lojas de grife.

Não é um shopping muito grande, mas há muitas opções de lojas com produtos de excelente qualidade. Nem sempre são produtos muito baratos, mas as lojas costumam fazer promoções com certa frequência.

Se precisar trocar moeda, no subsolo do shopping há uma casa de cambio com ótimas taxas.

As Galerías Pacífico não podem ficar de fora do seu roteiro turístico, seja para fazer boas compras, seja para aproveitar outros de seus atrativos, como: restaurantes, cafés, centro de artes, escola de tango etc.

Calle Florida

A Calle Florida é o principal calçadão comercial de Buenos Aires. É passagem certa para todo visitante que vai conhecer os pontos turísticos do centro da Cidade.

É um calçadão super agitado, cercado por lojas de todo tipo. Desde as mais populares até as de produtos e marcas mais caras.

Os camelôs que se instalam ao longo de todo o calçadão disputam clientes com as lojas. Mas, de modo geral, vendem os famosos “piratinhas”. 

Caso não tenha adquirido um adaptador de tomada argentino no aeroporto, vai encontrá-lo nesses camelôs. Não deixe de pechinchar !

Ao longo da Calle Florida há boas lojas de departamento de marcas multinacionais. Nos meses de mudança de estação, elas costumam fazer boas promoções.  Deixe espaço livre na mala!

Os maravilhosos Cafés Porteños

Buenos Aires é a cidade dos ‘Cafés’. Essa é uma das características da Cidade que eu mais gosto.

Não pretendo nesse post trazer uma lista das melhores cafeterias da Cidade, o que seria impossível. Além da enorme quantidade de opções existentes, o conceito de melhor é muito subjetivo.

Mas trago uma pequena lista dos cafés que já visitei, adorei e recomendo que conheça se tiver oportunidade.

Madison Café

O Madison Café é um ponto de parada certa sempre que vou a BsAs. Adoro esse lugar, seja para um lanche rápido, uma refeição mais leve ou apenas uma taça de vinho.

Fica localizado no piso térreo das Galerias Pacífico, em torno à fonte central.

É um lugar perfeito para um café no fim da tarde ou para um jantar mais leve.

O cardápio do Madison Café oferece diversas opções de doces, salgados e saladas. Além, claro, dos cafés e vinhos. 

Passar algumas horas sentada, ao som do barulho das águas na fonte, observando as pessoas circulando pelo shopping e saboreando um deliciosa taça de vinho malbec é uma de minhas diversões preferidas em BsAs. Fica a dica !

O atendimento no Madison Café é de excelente qualidade. Além disso, a caprichosa decoração torna o lugar extremamente acolhedor.

Dentre as maravilhosas opções do cardápio, vou recomendar uma das refeições que fiz: quiche Lorraine com salada, uma taça de vinho malbec, e cheesecake de frutas vermelhas para a sobremesa. 

Madison Café
Madison Café
Madison Café
Quiche com taça de "malbec"

Café Martinez

O Café Martinez é uma rede de cafeterias espalhadas por toda Buenos Aires.

Funciona até tarde da noite, sendo, portanto, uma ótima opção caso queira fazer um lanche na volta da noitada.

No Café Martinez podemos optar por um de seus cafés gourmets, procedentes de várias partes do mundo.

O cardápio é bem variado e com ótimo preço. Há combos como o de saladas de frutas, café e medialunas que saem bem baratos.

E por falar em ‘medialunas‘, não deixe de prová-las. São realmente deliciosas. 

Café Matinez
Café Martinez
Café Martinez
Combo com 'medialunas' e salada de frutas

Impresso Café

O Impresso Café é a cafeteria da icônica livraria El Ateneo Grand Splendid.

Como a Livraria funciona nas instalações de um antigo teatro, o Impresso Café foi colocado onde antes estava o palco.

Não é um cafeteria barata, mas o lugar justifica. Além disso, os doces são deliciosos.

Sugiro provar o cheesecake de frutas vermelhas ou o de maracujá.

O chocolate submarino com ‘medialunas’ também é uma ótima pedida. 

E se tiver sorte, ainda poderá tomar seu café de fim de tarde ouvindo a apresentação ao vivo de algum pianista.

Impresso Café
Impresso Café
Impresso Café
Cheesecake de frutas vermelhas

Café Tortoni

O Café Tortoni é um dos mais tradicionais de Buenos Aires. Era ponto de encontro do intelectuais literários na segunda metade do século XIX. 

Sua decoração em estilo Art Nouveau tem grande influência dos cafés parienses. Os enormes painéis espelhados e detalhes decorativos com revestimento dourado dão ao ambiente um atmosfera de sofisticação.

Um programa imperdível é fazer um lanche de fim de tarde por lá. Sugiro provar o ‘chocolate quente com churros‘. Delicioso! 

Dá para aproveitar a sofisticação e beleza do lugar, pagando pouco e saboreando essa maravilha do cardápio.

Uma dica é reservar a primeira sessão do espetáculo de tango da do Café Tortoni e aproveitar para assistir a ele após o lanche.

churros e chocolate quente
"Churros con Chocolate Caliente"
Churros com doce de leite
"Churros com Dulce de Leche"

Mc Donald's Puerto Madero

Apesar de ser uma franquia mutinacional, com produtos padronizados, a unidade do Mc Donald’s em Puerto Madero tem um diferencial no cardápio da cafeteria, o ‘cheesecake de Dulce de Leche‘. Maravilhoso e com o preço “camarada” típico da franquia.

O Café Mc Donald’s de Puerto Madero ainda tem o diferencial da localização, pois temos a oportunidade de saborear suas delícias enquanto apreciamos a paisagem do calçadão e arranha céus à margem do Rio Darsena Sur.

Mc Donald's Puerto Madero
Cheesecake de "dulce de leche"
Mc Donald's Puerto Madero
Mc Donald's Puerto Madero

Dicas de Restaurantes em Buenos Aires

Como cidade cosmopolita e mais importante centro gastronômico da Argentina, Buenos Aires tem inúmeros e variados restaurantes, que atendem a todos os gostos e bolsos.

Obviamente, não pretendo trazer as melhores opções gastronômicas da Cidade, o que seria impossível, mas listo abaixo os lugares que visitei e recomendo.

Pani

Amo esse lugar!!!

O Pani fica localizado no piso térreo das Galerias Pacífico (entrada pela calle Viamonte). Todas as vezes em que estive em BsAs, reservei um dia para fazer uma refeição por lá.

O restaurante já atrai pela decoração acolhedora e criativa.

Além disso, o cardápio é diferenciado. Há muitas opções de pratos saudáveis, originais e a preços bem justos.

Para o almoço há ótimas saladas, sanduíches ou pratos quentes.

Para os amantes de saladas, como eu, recomendo a ‘salada de queijo Brie e grãos‘ ou a ‘salada de salmão defumado‘.

A carta de vinhos é bem variada. Mas existe a possibilidade de pedir apenas a taça do vinho preferido, o que sai bem mais vantajoso para o viajante solo.

Uma refeição completa, incluindo entrada e taça de vinho, sai por uns 45 reais.

Pani - Buenos Aires
Maravilhosa salada de salmão defumado
Restaurante Buenos Aires
Interior do 'Pani' nas Galerias Pacífico

La Parolaccia

La Parolaccia fica localizado no passeio de Puerto Madero, à margem do Rio.

É a escolha certa para quem busca boa gastronomia e requinte. Mas é bom ir preparado para a fila de espera, pois o restaurante é bastante concorrido a qualquer hora do dia.  

Apesar da sofisticação do lugar, é possível fazer uma refeição completa, com entrada, prato principal, sobremesa e taça de vinho, sem gastar muito.

Uma boa dica para se pagar pouco numa refeição dos restaurantes de Puerto Madero é aproveitar os “combos” de almoço.  

Restaurante Puerto Madero
Entrada de "combo" de almoço
Restaurante Puerto Madero
Prato principal do "combo" de almoço

Puerto de Cristal

O Puerto de Cristal é mais um ótima opção gastronômica em Puerto Madero. Tem ótimos preços e vistas para o Rio. 

Paguei o correspondente a 45 reais numa refeição que incluía: cesta de pães e patê de ricota como entrada; filé de “chorizo” com “papas fritas” (batatas fritas) como prato principal; sorvete de creme com calda de caramelo na sobremesa; uma taça de vinho tinto e o serviço. Inacreditável … não é ?

Fica aqui a dica dos maravilhosos “combos” nas refeições, especialmente no almoço.

Puerto Madero
'Chorizo y Papas Fritas'

London City

Em plena Avenida de Mayo, o London City é um concorrido restaurante no Centro de Buenos Aires. Ótimo lugar para um lanche ou uma refeição a qualquer hora do dia.

O ambiente tem decoração clássica e ótima cozinha, mas não é um lugar sofisticado.

Almocei por lá já no meio tarde. Pedi um delicioso ‘sanduíche de salmão com tomate seco’ e o vinho tinto de sempre. Excelente preço !!!

Existe a opção de ficar na parte interna do restaurante, mas também há mesas externas, distribuídas pela Calle Florida. Preferi ficar na mesinha ao ar livre.

O único inconveniente de se ficar nas mesinhas externas é o fato de estarmos expostos a pequenos furtos. Nesse caso, é importante manter os pertences sempre à vista.

Os garçons estão atentos aos malandros que circulam pelo calçadão, esperando uma oportunidade para levar os pertences de algum cliente distraído. Mas, de qualquer forma, procure manter sua bolsa sempre junto ao corpo.

Restaurantes Calle Florida
Entrada do almoço
Restaurantes Buenos Aires
Sanduiche de Salmão defumado

Uruguai num bate-volta

Numa viagem mais longa a Buenos Aires, vale a pena dar uma esticada até o país vizinho, Uruguai.

Os dois países estão separados apenas pelo del Mar del Plata, que banha as respectivas capitais.

Existem embarcações, conhecidas como Buquebus, que fazem a travessia pela Baía de forma segura e confortável, ao longo de todo o dia.

Durante o período em que estive em BsAs para fazer aulas de tango, reservei dois dias para um bate-volta até o Uruguai. Usando o Buquebus, visitei Colónia de Sacramento e Montevideo.

A embarcação sai do porto de Buenos Aires, localizado em Puerto Madero. Os bilhetes podem ser adquiridos on-line, pelo site da empresa Buquebus (www.buquebus.com), ou diretamente no porto.

Numa viagem do tipo bate-volta, o ideal é sair de Buenos Aires numa das primeiras embarcações da manhã e retornar no fim da tarde. Dessa forma, tem-se tempo suficiente para aproveitar com tranquilidade o lugar de destino.

A estação portuária da empresa Buquebus tem ótima estrutura. Possui cafeteria e sala de embarque confortável e climatizada.

As embarcações também são bastante confortáveis. Possuem poltronas bem largas e com bastante espaço entre as fileiras.

Além disso, em seu interior há lojas de dutyfree e cafeterias, que entretêm os passageiros ao longo de todo o percurso.

As janelas distribuídas em toda a lateral da embarcação, tornam a viagem mais agradável e evitam a sensação de confinamento.

As pessoas mais sensíveis à navegação não precisam se preocupar com enjoos; o Buquebus é bastante estável.

Uma curiosidade que demonstra o zelo por manter as boas condições de higiene da embarcação, é a obrigatoriedade de cobri nossos sapatos com uma meia do tipo cirúrgica. Dessa forma, o carpete que cobre todo o piso do buque se mantém limpo.

mar del plata
Interior do Buque Bus
Buque Bus
Touca para os sapatos

Colonia del Sacramento

A viagem até Colonia del Sacramento é bem rápida, dura apenas uma hora.

A minha travessia foi supertranquila; o dia estava ensolarado e o mar, bem calmo. 

Colonia del Sacramento é um vilarejo com linda ruelas em pedra, algumas construções históricas, recantos pitorescos e muitos restaurantes, cafés e bares bastante atrativos.

Uruguai
Ruelas de pedra
Uruguai
Casario Histórico

Durante o tempo em que estive por lá, perambulei por suas ruelas, subi os 180 degraus do farol para apreciar a vista do Mar del Plata e parei para almoçar no Drugstore Restaurant Bar.

Como o dia estava bem ensolarado e não fazia tanto frio, optei por uma mesinha na área externa, bem na calçada.

Fiz minha refeição apreciando a paisagem da igreja e arredores. Uma delícia!

E para tornar a experiência ainda melhor, o almoço, além de delicioso, não saiu caro. Custou o correspondente a R$ 53,00, incluindo entrada, prato principal, sobremesa e taça de vinho.

Como Colonia del Sacramento é um lugar pequeno, dá para conhecer apenas numa tarde.

Sendo assim, uma boa opção seria, em vez de ir pela manhã, como eu fiz, ir à tarde e ficar para aproveitar a noite num de seus charmosos restaurantes.

Uruguai
Drugstore Restaurant Bar
Uruguai
Almoçando em Colonia del Sacramento

Montevideo

Saindo de Buenos Aires, o trajeto em Buquebus até Montevideo dura 2h30. 

Cheguei à capital do Uruguai em dia chuvoso, por isso não deu para fazer muita coisa a pé.

Apenas caminhei rapidamente pelo centro histórico, que fica bem próximo ao ponto de desembarque.

Aproveitei para conhecer o Mercado del Puerto, onde os famosos restaurantes de ‘parrilla’ (churrasco) animam o almoço. Mas como era muito cedo, início da manhã, nenhum deles estava funcionando.

Com a chuva forte, a única opção que tive para ter uma noção da Cidade foi fazer um tour em táxi.

Passei pelos principais bairros de Montevideo e pelo calçadão do litoral, tendo o taxista como guia.

Parei para almoçar no MAM (Mercado Agricola de Montevideo). Um lugar bem interessante, com muitas lojas de produtos gourmet, restaurantes e cafés.

Por lá fiquei boa parte da tarde, aguardando a hora para o Buquebus de retorno a BsAs.

Situações inesperadas como essa acontecem em toda viagem. Nessas horas, a solução é ter resiliência e aproveitar da melhor forma possível.

Lamentavelmente, não posso dizer que conheci Montevideo. Mas deixo aqui a dica de alguns lugares interessantes para quando você for visitar a capital uruguaia.

Uma escapadinha até Rosario

Uma outra opção de passeio fora de BsAs é a cidade de Rosario.

A viagem de ônibus até lá leva cerca de 4hrs; a estrada é segura e o veículo, bem confortável.

Diversas empresas fazem o trajeto de Buenos a Rosario em vários horários ao longo do dia.

Adquiri a minha passagem na empresa Chevallier. Optei pela poltrona semileito, que me custou 110 reais, ida e volta, com direito a lanchinho de bordo.

O bilhete pode ser comprado na própria rodoviária ou pela loja virtual. Eu, como gosto de tudo programado antecipadamente, comprei o meu antes mesmo de sair do Brasil, pelo site www.busbud.com.

Na compra on-line, existem algumas opções de pontos de saída do ônibus. Eu escolhi a rodoviária central de Buenos Aires. Do hotel até lá, usei o táxi.

Rodoviaria de Buenos Aires
ônibus para Rosario
Argentina
Rodoviária de Rosario

Chegando em Rosario, a opção mais prática e imediata para ir até a acomodação é o táxi. Existem muitos deles disponíveis na frente da estação rodoviária.

Fiquei hospedada na Rosario Suites, uma espécie de loft que reservei pelo Booking.com. 

Como Rosario é uma cidade pequena, considero que dois dias, ou seja, uma diária, é suficiente para aproveitar o lugar, tanto as atrações diurnas como noturnas.

Como passei a manhã inteira viajando, tive apenas os períodos da tarde e noite para explorar a Cidade. Por isso que logo após o check in, saí para perambular e conhecer os principais pontos turísticos de Rosario.

No caminho, encontrei um café bem convidativo, o Wilbur, onde aproveitei para almoçar.

Pedi um maravilho e farto sanduíche de pollo (frango), acompanhado de uma boa caneca de chopp ruivo (chopp Ambar).

Rosario - Argentina
Almoço no Wilbur
wilbur Rosario
Enorme e delicioso sanduíche de "pollo"

De lá, segui percurso com destino às principais atrações turísticas: a praça do Monumento a la Bandera e a Catedral de NSra del Rosario.

Finalizei meu passeio com uma uma agradável caminhada pelos parques à beira do Rio Paraná.

Dediquei o período noturno para conhecer a animação típica de toda cidade estudantil.

Fui até a região onde se concentram os bares e restaurantes de Rosario. Como era fim de semana, foi difícil encontrar um lugar livre de filas.

Consegui uma vaguinha no balcão de coquetéis do concorrido Johnny B Good. Um bar super moderno, bem alto astral. A diversidade de drinks é preparada à vista dos clientes. Dá vontade de provar todos.

Optei por um dos coquetéis de maior saída e uma porção de batata frita. 

Argentina
Coquetel no bar 'Johnny B Good'
Rosario - Argentina
Um dos meus pedidos no Johnny B Good

Embora os argentinos costumem esticar a agitação noturna até altas horas, a minha não foi muito longa. Pouco mais de uma da madrugada, eu já estava pedindo minha conta. Mas foi tempo suficiente para aproveitar bastante a vida noturna de Rosario.

Na manhã do dia seguinte, retornei a Buenos Aires.

Kelly Fabiani

Mulher, Mãe, Alagoana, Arquiteta e Controladora de Tráfego Aéreo. Viajar sempre fez parte da minha vida. Em 2012, aos 40 anos de idade, me tornei Viajante Solo e, desde então, venho colecionando experiências, histórias e dicas de viagem pelo Brasil e por outros países mundo afora. No “Pelo Mundo By Myself“, compartilho todas elas com o intuito de auxiliar outros viajantes independentes na preparação de seus roteiros e para encorajar outras mulheres a desbravarem o mundo sozinhas, sem medo de ser feliz.

Vem Pelo Mundo By “Yourself”!

Deixe um comentário