Já estive em Buenos Aires em várias oportunidades, pois sou apaixonada por essa Cidade.
Um lugar com atmosfera europeia bem ao nosso lado, e ainda com a vantagem de termos nossa moeda bem valorizada.
Entretanto, apesar das muitas visitas que já fiz à capital argentina, com certeza ainda há muitos recantos e pontos turísticos por explorar.
Nesse post, trago informações sobre os lugares turísticos que visitei em todas as oportunidades em que estive em Buenos Aires.
Em outro post aqui do Blog, dou mais dicas sobre como aproveitar a vida noturna em clima de tango na Capital “Porteña”, assim como outras informações sobre boas opções de restaurantes e cafeterias.
Pontos Turísticos da Região Central de Buenos Aires
1. Calle Florida

A Calle Florida é um famoso e movimentado calçadão no centro de Buenos Aires.
Em toda sua extensão, encontramos grande variedade de produtos a preços que se adequam a todos os bolsos.
Há lojas de grifes famosas e multinacionais, assim como bujingangas chinesas vendidas por camelôs.
Passeando pela Calle Florida, é muito comum nos depararmos com vendedores ambulantes oferecendo bilhetes dos mais concorridos Espetáculos de Tango.
Caso não tenha adquirido os bilhetes para algum dos muitos shows de tango de Buenos Aires, pode comprá-los por lá. Os valores costumam ser equivalentes aos aplicados em outros lugares de venda.
Os cambistas também estão por toda parte. Curiosamente, identificam os brasileiros facilmente e acabam nos abordando com o velho e conhecido “portunhol“.
Eu, particularmente, não arrisco um câmbio na rua. Prefiro ir diretamente a uma das muitas casas de câmbio disponíveis no centro de Buenos Aires
Há uma, em particular, que considero ótima opção, não só por ser de fácil acesso, mas também por aplicar boas taxas. Falo da Casa de Câmbio situada no piso inferior das Galerias Pacífico, em plena Calle Florida.
2. San Telmo

O Bairro de San Telmo é o mais histórico de Buenos Aires. É lá que se realiza, todos domingos, a mais famosa feira da capital argentina, a Feria de San Telmo.
Esse é um atrativo imperdível. É uma delícia se perder pelas ruas do bairro, entre barracas de artesanato e apresentações de dançarinos de tango. Uma verdadeira imersão cultural.
A atmosfera da Feria de San Telmo é muito festiva. Além disso, é o lugar perfeito para comprar lindos e originais souvenirs.
Para os amantes de antiguidades, há coisas maravilhosas por lá, desde objetos decorativos até joias de família.
Leve uma quantia de dinheiro em espécie para não perder boas oportunidades de compra.
E para os fãs de histórias em quadrinhos, o Paseo de la Historieta é passagem obrigatória.
Num recanto do Bairro de San Telmo, estão as esculturas dos personagens da mais importante história em quadrinhos da Argentina, a Mafalda.
Uma foto com esses personagens é uma boa oportunidade para registrar sua passagem pelo Bairro.




3. Plaza de Mayo

A Plaza de Mayo é a mais emblemática de Buenos Aires. É o principal ponto de encontro para manifestações e reinvindicações populares.
Está cercada por duas importantes construções: a Casa Rosada e a Catedral Metropolitana.
1. Casa Rosada (Palácio do Governo)
A Casa Rosada é a residência oficial do Presidente da Argentina.
É famosa a imagem do casal Evita e Perón (ex-presidente argentino) no balcão da Casa Rosada que, por sinal, já foi cena de filme hollywoodiano.
A Casa Rosada pode ser visitada com prévio agendamento. Basta entrar no site oficial (visitas.casarosada.gob.ar) e escolher o dia e hora para a visita guiada.
É importante que faça a reserva com antecedência mínima de 15 dias, pois há limite máximo para o número de visitantes.
Outro atrativo da Casa Rosada é a troca da guarda, que acontece diariamente por volta das 12h.
Basta esperar defronte à fachada principal, na Plaza de Mayo, para presenciar o desfile. Não costuma haver filas nem multidão.
Ao lado da Casa Rosada está o Museo Evita, ao qual recomendo a visita, pois é uma verdadeira aula de história do momento mais glamoroso da Argentina.
No Museo Evita estão os objetos pessoais daquela que se tornou a Diva do povo argentino. A primeira dama que se converteu num mito aclamado e imitado por muitas mulheres.



2. Catedral Metropolitana de Buenos Aires
O principal templo católico de Buenos Aires, a Catedral Metropolitana se destaca no entorno da Plaza de Mayo com suas imponentes colunas que compõem a fachada em estilo arquitetônico Neoclássico.
O Papa Francisco costumava celebrar as missas nesse templo, em sua época de Arcebispado.
O interior da Catedral é tão imponente quanto sua fachada. A exuberância da cúpula é um dos destaques.


4. Café Tortoni

Um dos mais emblemáticos cafés de Buenos Aires, o Café Tortoni é de visita obrigatória.
Fica localizado na Avenida de Mayo, próximo à Plaza de Mayo.
Sua fachada é decorada com com adornos em ferro, já anunciando o estilo decorativo de seu interior.
O ambiente interno, em estilo Art Nouveau, dá o tom sofisticado do Café Tortoni, além de criar uma atmosfera intimista.
Foi o recinto dos intelectuais literários argentinos no século XIX.
Hoje, seus maiores frequentadores são os inúmeros turistas, que costumam formar filas na entrada do Café, esperando uma mesa livre.
Uma curiosidade são as esculturas em bronze localizadas no fundo do salão. Elas representam alguns dos mais conhecidos intelectuais frequentadores do Café Tortoni em seu tempo áureo.

O cardápio do Café Tortoni é bem diversificado. Não se limita apenas a cafés, doces e salgados. Há drinks, sanduíches e pratos quentes para uma refeição maior.
Se quiser aproveitar a sofisticação do ambiente sem gastar muito, sugiro provar o chocolate quente com churros. É uma delícia e não sai caro.
No fundo do Café Tortoni, existe um pequeno salão fechado onde, diariamente, são apresentados espetáculos de tango.
Uma dica é comprar o bilhete do primeiro espetáculo da noite. Dessa forma dá para aproveitar o café no fim de tarde e seguir para o show.
Mais detalhes sobre o espetáculo de tango do Café Tortoni e de outras casas de tango estão no post de link abaixo.


5. Manzana de las Luces

A Manzana de las Luces é um complexo histórico e cultural, cuja edificação remete à época da colonização espanhola.
Não considero uma atração imperdível, mas se estiver no centro de BsAs e com tempo sobrando, vale a pena dar uma passada para conhecer.
Existem visitas guiadas cujos horários podem ser consultados no site manzanadelasluces.cultura.gob.ar.
As visitas incluem passagens por vários recintos, que ganham significado com a história contada pelo guia.
O maior destaque são os túneis que serviam de fuga ou contrabando na época da colonização.
O complexo de edificações tem um lindo claustro onde são realizadas milongas populares durante a noite.
Como a Manzana de las Luces é um centro cultural, está sempre promovendo eventos de tango e milongas. Por isso, sugiro verificar a programação para o período em que estiver em BsAs.


6. Teatro Colón

O Teatro Colón é o mais importante teatro de Buenos Aires. É considerado um dos melhores do mundo no quesito acústica.
Está situado na Avenida 9 de Julio, bem próximo ao Obelisco comemorativo dos 400 anos da Cidade.
O teatro foi recentemente revitalizado, reabrindo suas portas para espetáculos e visitas guiadas.
Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, cujo acesso se dá pela entrada lateral.
A visita guiada, que só é feita durante o dia e em horários variados, dura cerca de 50 minutos. Visitamos os principais recantos do teatro enquanto ouvimos as explicações detalhadas do guia.
Sugiro ficar atento à programação de espetáculos de ópera. Algumas apresentações são abertas ao público; importante dar uma verificada no site do teatro para se programar e não perder uma boa oportunidade de espetáculo gratuito.
Antes ou depois da visita guiada, recomendo dar uma volta no entorno do teatro para conhecer a fachada secundária, que fica defronte à Plaza Lavalle.
Ficar um tempo nessa praça, apreciando o entorno e o teatro é uma dica a ser seguida.

7. Puerto Madero

A região de Puerto Madero é um exemplo de revitalização bem sucedida.
Ela comporta todo o entorno do Rio Darsena Sur e está composta por edifícios residenciais de alto padrão, bons restaurantes, áreas de lazer e faculdades.
Passear por Puerto Madero no fim da tarde e estender até o jantar num dos seus maravilhosos restaurantes à margem do rio, é um programa imperdível.
Duas importantes atrações turísticas de Puerto Madero são a Puente de la Mujer e a Fragata Sarmiento
A Puente de la Mujer tem um design moderno que faz referência a um casal dançando tango. À noite, a iluminação lhe confere maior destaque.


Embora uma das margens do rio acabe prendendo nossa atenção, com restaurantes e bares, não fique só nela. Atravesse a ponte e vá conhecer o outro lado do passeio de Puerto Madero.
É uma área mais residencial, com edifícios bem modernos. Um amplo espaço verde atrai os porteños em suas atividades físicas ao ar livre. É uma ótima oportunidade para observar os hábitos locais.
Quando estiver voltando para a margem principal de Puerto Madero, não deixe de registrar a foto icônica com a gigantesca escultura da flor em ferro. Ela fica num dos extremos do passeio.


8. Galerias Pacífico

As Galerias Pacífico são um shopping center de alto nível na região central de Buenos Aires, em plena Calle Florida.
Além das muitas lojas de produtos de alta qualidade, a arquitetura do edifício é uma atração à parte.
O teto abobadado, pintado com afresco que lembra os antigos templos romanos, deixa o visitante boquiaberto logo ao entrar.
A praça da alimentação é outro grande atrativo, com ótimas e variadas opções gastronômicas a preços bem acessíveis.
Aproveito para destacar o Madison Café. Uma cafeteria instalada em torno da fonte central do piso térreo das Galerias Pacífico.
O Madison Café é o lugar perfeito para um lanche de fim de tarde ou uma refeição mais leve. Seu cardápio tem ótimas e deliciosas opções e o ambiente é muito agradável.


No piso térreo, com acesso pela Calle Viamonte, está outra ótima opção gastronômica: o restaurante Pani. Um lugar super acolhedor, com decoração extremamente criativa e cardápio diferenciado.


No piso superior das Galerias Pacífico, está o Centro Cultural Borges, onde sempre há alguma exposição de arte e divulgação de espetáculos de tango. O acesso ao local é separado do acesso principal ao shopping.
Junto ao centro de artes está a Escuela Mundial de Tango, uma ótima opção para fazer aulas de tango avulsas.
Eu fiz muitas aulas de distintas variantes do tango nessa escola. Conto mais detalhes em outro post aqui do Blog.

Se você é fã de alfajor (famoso biscoito recheado argentino), como eu, não pode sair das Galerias Pacífico sem visitar os quiosques Havana ou Cachafaz . São os melhores alfajores que já provei.
A marca Havana é mais internacional, tendo várias lojas de franquia em diversas cidades brasileiras.
Já os produtos da Cachafaz só são encontrados por lá e, na minha opinião, são ainda mais saborosos que o da marca concorrente.
9. Plaza San Martín

A Plaza San Martín é um espaço verde, extremamente agradável, localizado na região central de Buenos Aires, próximo a movimentada Estación Retiro.
É um ótimo local para descansar após horas de caminhada pelas ruas do centro.
No parque, encontramos o monumento em homenagem aos soldados argentinos mortos na Guerra das Malvinas.
Defronte a esse monumento, está a estátua do General San Martín, responsável pela independência dos países sulamericanos colonizados pela Espanha.
Do local onde fica a estátua, podemos apreciar a beleza arquitetônica da estação ferroviária – Estación Retiro.
Sua fachada em estilo neoclássico, com estrutura em ferro aparente e amplos janelões, se destaca do entorno.
10. La Boca
La Boca é um bairro portuário de Buenos Aires que, por muito tempo, ficou abandonado. Era frequentado apenas por usuários de drogas e prostitutas.
Entretanto, após uma bem sucedida revitalização, o bairro de La Boca tornou-se um dos principais atrativos turísitcos de Buenos Aires.
Atualmente, é um bairro bastante festivo, repleto de restaurantes, lojas, bares e artistas de rua.
O bairro de La Boca não fica distante do centro histórico de Buenos Aires, de modo que é possível ir caminhando a partir de San Telmo. Leva-se cerca de 20 minutos.
Porém, cabe aqui um alerta. Embora a região de La Boca esteja revitalizada e muito movimentada, ainda há frequentadores pouco amigáveis nos arredores.
Portanto, recomendo ter atenção durante o trajeto a pé entre os bairros de San Telmo e La Boca. E dê prioridade às vias de maior movimento.
Caso não queira ir caminhando, o ônibus turístico City Sightseeing tem uma parada em La Boca.
Os dois pontos de maior atração turística do Bairro são: La Bombonera e El Caminito.
- La Bombonera
La Bombonera é o estádio de futebol do time mais popular da argentina, o Boca Júnior.
Para os amantes desse esporte, essa é uma visita indispensável.
O estádio não é muito grande, por isso a visita não leva muito tempo.
Durante a visitação, podemos ver o museu sobre a história do Boca Júnior e visitar o campo de futebol.
Impressiona a proximidade entre o campo e a arquibancada. Acho que o jogador se sente totalmente “engolido” pela torcida.
Acredito que o nome “La Bombonera” venha do formato do estádio, com arquibancada alta, bem próxima ao campo, lembrando uma caixa de bombons.
2. El Caminito
É uma rua super colorida, na região portuária de Buenos Aires, do lado de La Bombonera.
O casario revitalizado e convertido em restaurantes, bares e lojas de souveirs é responsável por atrair inúmeros visitantes todos os dias.
Passear por El Caminito e pelas ruas das redondezas é uma animação. Há artistas de rua por todos os lados e muitos recantos pitorescos para ótimas fotos.
Mas fique atento para não acabar caindo em alguns becos próximos a La Bombonera.
Infelizmente, apesar da revitalização da região, ainda há recantos meio abandonados, onde os viciados e trombadinhas se refugiam.


Pontos Turísticos Distantes do Centro de Buenos Aires
A seguir, elenco alguns pontos turísticos um pouco mais afastados do centro de Buenos Aires.
Se você gosta de caminhar, é possível conhecer boa parte deles a pé.
Mas como a caminhada é longa, caso não esteja com disposição nem tempo, existe a opção do ônibus turístico (City Sightseeing) ou de outros meios de transporte, como o táxi e o Uber.
1. Floralis Genérica
A Floralis Genérica é uma flor em aço, gigantesca, que vai desabrochando ao longo do dia e se fecha à noite, momento em que adquire diferentes tons de iluminação.
Está situada em meio a uma ampla área gramada. Um lugar maravilhoso para relaxar.

Ao lado dessa ampla área verde, está a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires.
Sua construção é emblemática, pois a arquitetura foi inspirada nos modelos das edificações greco-romanas.
Como eu estive por lá em período letivo, aproveitei para entrar na faculdade e sentir a atmosfera estudantil.
A conformação das salas de aula me chamou a atenção. As bancadas em madeira lembram as antigas faculdades europeias.
Apesar da grandiosidade da fachada, o interior da edificação é simples, sem decoração luxuosa.
2. MALBA
O Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires é uma das principais referencias artísticcas da Cidade.
Por lá, sempre há exposições interessantes e a entrada tem valor bem acessível.
Visitei a exposição de Yoko Ono (viúva de Lennon).
A lindíssima escultura em aço de uma bailarina, na entrada do Museu, dá as boas vindas ao visitante.


3. Recoleta
La Recoleta é um dos bairros mais chiques de Buenos Aires.
Muito de sua fama se deve ao fato de abrigar o Cementerio de la Recoleta, onde se encontra o mausoléu de Evita Perón.
Em minha opinião, aquele é um mausoléu bastante simples, que não creio justificar a fúnebre visita ao cemitério.
No entanto, a charmosa capela que fica na entrada merece uma visita.
Seu destaque são os túneis da época colonial, que estão abertos à visitação.
Nos arredores do Cementerio de la Recoleta há boas opções de restaurantes.
Eu adorei um Empório Gourmet chamado The Pick Market, que fica na rua defronte à Plaza de la Recoleta.
É uma ótima opção para um almoço rápido. O cardápio oferece sanduíches maravilhosos e muitos tipos de vinho, que podem ser consumidos apenas em taças.


4. Bosques de Palermo
- BOSQUES DE PALERMO – enorme e agradável parque frequentadíssimo pelos locais. Destaco o delicioso passeio de pedalinho pelo lago e o roseiral (Rosedal). Ainda não tive a oportunidade de visitar esse parque numa época em que as rosas estão todas desabrochadas… imagino que deve ser lindíssimo. É muito gostoso sair caminhando pelas trilhas bucólicas dos bosques, passando pelo Parque 3 de Febrero e parando para visitar o Jardín Japonés. Ao longo do percurso, a gente se depara com muitos cuidadores de cães, amarrados a dezenas de animais; algo bem comum em BsAs. Saindo dos parques, o gostoso é se perder por Palermo, um bairro de classe média alta repleto de bons restaurantes, cafés e bares. É um destino certo para uma animada noitada em BsAs.



5. Livraria El Ateneo Grand Splendid
- LIVRARIA EL ATENEO GRAND SPLENDID – localizado na Avenida Santa Fé, esse lindo teatro convertido em livraria nos envolve já na entrada. A arquitetura do lugar é muito bonita e a adaptação ficou maravilhosa. Para quem gosta de livros, aqui é um verdadeiro paraíso; há recantos muito acolhedores, como os antigos “balcões” do teatro, para se passar horas lendo. Além disso, o Impresso Café, instalado onde costumava ser o palco, é um lugar muito agradável para se tomar um bom café acompanhado de uma das muitas opções de deliciosos doces. Não é um lugar muito barato, mas tudo é feito com capricho, desde uma simples medialuna a um elaborado cheesecake de frutas vermelhas. Vale a pena!! E se tiver sorte, pode ser que seja presenteado com uma apresentação ao piano no fim de tarde. Existe uma estação de metrô bem próxima a essa livraria – callao (linha B, vermelha), caso não queira gastar com táxi ou Uber.



6. Delta do Tigre
- DELTA DO TIGRE COM PASSEIO DE BARCO – não é um dos principais passeios em BsAs, mas se tiver com tempo de sobra, vale a pena conhecer um pouco do subúrbio porteño. O tour consiste num passeio de barco pelo Delta del Tigre, navegando por sinuosos canais e contemplando paisagens naturais mescladas às mansões sobre palafitas; ainda há a possiblidade de uma parada para aproveitar o Mercado del Tigre. O tour pode ser adquirido pela Viator através do site viator.com.br, incluindo o traslado de ida/volta entre o hotel em BsAs e o ponto de saída do barco.
Se quiser tornar o passeio ainda mais interessante, recomendo pegar o Tren de la Costa, que faz o trajeto até Tigre; na volta, sugiro descer na estação de San Isidro, que além de ser uma gracinha, está repleta de cafés e restaurantes onde se pode almoçar ou fazer um lanche; e se for um fim de semana, ainda é possível aproveitar a feirinha local enquanto se aguarda o trem de volta. Para chegar até a estação de onde sai o Tren de la Costa, existe a possibilidade de pegar um táxi ou Uber, ou ainda ir de metrô (linha verde – estação Congresso de Tucumán + ônibus 152 sentido Olivos), ônibus (nº 152; ponto atrás da Casa Rosada) ou trem (da estação de Retiro até a estação Mitre).

Kelly Fabiani
Mulher, Mãe, Alagoana, Arquiteta e Controladora de Tráfego Aéreo. Viajar sempre fez parte da minha vida. Em 2012, aos 40 anos de idade, me tornei Viajante Solo e, desde então, venho colecionando experiências, histórias e dicas de viagem pelo Brasil e por outros países mundo afora. No “Pelo Mundo By Myself“, compartilho todas elas com o intuito de auxiliar outros viajantes independentes na preparação de seus roteiros e para encorajar outras mulheres a desbravarem o mundo sozinhas, sem medo de ser feliz.
Vem Pelo Mundo By “Yourself”!