You are currently viewing Centro Histórico de PIRANHAS/ Alagoas: Patrimônio Nacional

Centro Histórico de PIRANHAS/ Alagoas: Patrimônio Nacional

Tombado pelo IPHAN, o Centro Histórico de Piranhas atrai pela beleza arquitetônica das fachadas coloridas do antigo casario. Elas guardam características originais da época de sua construção. 

São casas estreitas e geminadas (coladas lado-a-lado), em estilo colonial brasileiro, pintadas em tons vibrantes e coloridos, formando um harmonioso e alegre conjunto arquitetônico.

Os destaques do centro antigo da cidade são:

  • Complexo da Antiga Estação Ferroviária e da Torre do Relógio 
  • Museu do Sertão 
  • Pavilhão do Artesanato 
  • Prefeitura 
  • Praça Central
Casas geminadas
Praça central com fachadas tombadas

Complexo da Antiga Estação Ferroviária e da Torre do Relógio

Complexo formado por duas edificações em tom amarelo-mostarda que se destacam no conjunto arquitetônico do Centro Histórico de Piranhas. 

São facilmente identificadas sob qualquer ângulo em que se observe a Cidade.

A antiga Estação de Trem assume, atualmente, finalidade distinta daquela de sua origem. Nela foram instaladas lojas de souvenir, agência bancária e museu.

A Torre do Relógio também ganhou maior interesse com a instalação de uma cafeteria no andar superior, de onde se tem vista panorâmica da Cidade e do Rio São Francisco.

Antiga Estação Ferroviária
Complexo Estação Ferroviária e Torre do Relógio

Museu do Sertão

Localizado nas instalações da antiga Estação Ferroviária, esse museu guarda um acervo bem interessante referente à história, hábitos e costumes do povo sertanejo e do Cangaço. 

Utensílios domésticos, roupas, artesanato, vestimenta dos cangaceiros e até objetos pessoais de Lampião fazem parte do acervo.

Um dos atrativos do museu é a cópia da foto original das cabeças de Lampião e seu bando expostas na escadaria da Prefeitura de Piranhas 

Pavilhão do Artesanato

Está instalado em um antigo galpão que servia de apoio às atividades da antiga estação ferroviária; por isso faz parte do mesmo complexo de edificações.

No Pavilhão do Artesanato pode ser encontrada uma boa variedade de artesanato regional. São objetos decorativos ou de uso pessoal como chapéus, sandálias e bolsas, feitos em couro de bode, linha, palha, madeira etc. 

Apesar de a tilápia ser um peixe muito comum no local, tendo sua carne aproveitada para a culinária e sua pele para o artesanato, não tive a sorte de encontrar um produto artesanal feito com a pele do peixe.

Em outras lojinhas espalhadas pelo centro antigo, também encontramos diversos tipos de souvenir com temática nordestina: xilogravuras com motivo sertanejo; caminhos de mesa em tear ou outro tipo de renda; cachaça da terra, entre outros.

Prefeitura

Um lindo edifício de cor azul, com características arquitetônicas coloniais, se destaca no conjunto histórico do centro antigo de Piranhas. Aqui funciona a Prefeitura da Cidade.

O local recebeu destaque na história do cangaço por ter servido de palco de exposição das cabeças de Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros. 

Em sua antiga escadaria, localizada na fachada principal, as cabeças foram expostas após a captura e decapitação do grupo de cangaceiros pela Polícia Militar.

O edifício foi restaurado, tendo sua escadaria original alterada. Mas a simbologia histórica do local permanece viva nos registros sobre a derrota do “Rei do Cangaço”.

Praça Central

Esse é o principal ponto de lazer do visitantes e moradores de Piranhas.

A praça central do Centro Histórico concentra uma diversidade de estabelecimentos como: restaurantes, bares, botecos, food trucks, lojinhas de souvenir, cachaçaria etc. Esse é um ótimo destino para almoço, jantar ou para bebericar.

É um lugar muito animado, repleto de mesinhas ao ar livre, que fica especialmente animado nas noites de sábado, quando acontece um belíssimo show de Xaxado, dança típica dos Cangaceiros. 

O espetáculo é gratuito e acontece por volta das 21hrs defronte à Cachaçaria Altemar Dutra.

Como a praça fica lotada, sugiro que chegue por volta das 19hrs para conseguir uma mesinha bem localizada. Eu fiz isso, e consegui ver o espetáculo comodamente; aproveitei para jantar na Cachaçaria Altemar Dutra, que tem um cardápio super variado, enquanto esperava o show.

Veja no vídeo os detalhes do Centro Histórico de Piranhas

Kelly Fabiani

Mulher, Mãe, Alagoana, Arquiteta e Controladora de Tráfego Aéreo. Viajar sempre fez parte da minha vida. Em 2012, aos 40 anos de idade, me tornei Viajante Solo e, desde então, venho colecionando experiências, histórias e dicas de viagem pelo Brasil e por outros países mundo afora. No “Pelo Mundo By Myself“, compartilho todas elas com o intuito de auxiliar outros viajantes independentes na preparação de seus roteiros e para encorajar outras mulheres a desbravarem o mundo sozinhas, sem medo de ser feliz.

Vem Pelo Mundo By “Yourself”!

Deixe um comentário