You are currently viewing 4 Dias em USHUAIA; a Cidade mais Austral do Mundo

4 Dias em USHUAIA; a Cidade mais Austral do Mundo

Ushuaia, uma pacata cidade localizada no extremo mais austral da América do Sul, na Província Argentina chamada de Tierra del Fuego, é vulgarmente conhecida como “El Fin del Mundo”, já que é a cidade mais austral, a mais próxima da Antártica. 

Como tenho especial interesse por lugares inusitados, obviamente coloquei Ushuaia em minha lista de “próximos lugares a conhecer”. A oportunidade surgiu quando recebi entre meus e-mails uma promoção do site melhoresdestinos.com: passagem aérea ida/volta, saindo de Guarulhos com destino a Ushuaia, por R$ 1.500 (mil e quinhentos reais), pela Aerolineas Argentinas. Preço bem convidativo, já que o valor usual era o dobro do anunciado.

A passagem aérea promocional tinha datas fixas de ida e volta, de modo que me organizei para conhecer o melhor do “Fin del Mundo” em apenas 4 dias.

Breve História de Ushuaia

Localizada entre a Cordilheira dos Andes e o Estreito de Beagle, Ushuaia oferece lindas paisagens naturais e diversas opções de passeios entre montanhas e mar.

A região onde fica Ushuaia era habitada apenas por indígenas até a chegada dos europeus, em meados do século XIX. Desde então a Cidade iniciou um processo de crescimento que veio a ser impulsionado, no início do século XX, com a construção de um presídio para presos de alta periculosidade. Ushuaia passou a se desenvolver em torno desse presídio, atraindo funcionários administrativos e novos colonos.

Com a extinção do presídio, em meados do século XX, Ushuaia passou a experimentar uma evolução cultural, com a instalação de diversos serviços e melhoria em sua infraestrutura urbana. 

Atualmente, a Cidade é um importante polo turístico argentino e a porta de acesso à Antártica, pois daqui saem as embarcações com destino ao Continente gelado.

Como chegar a Ushuaia

Eu viajei pela Aerolineas Argentinas, saindo de Guarulhos e fazendo conexão em Buenos Aires, como é de praxe na maioria dos voos internacionais para Ushuaia.

Dica de viajante!

Buenos Aires tem dois aeroportos internacionais, o Aeroparque, no centro da Cidade,  e o Ezeiza, mais afastado. Pode acontecer de a conexão ser realizada entre os dois aeroportos, ou seja, desembarque num deles e embarque noutro. A minha conexão foi dessa forma; desembarquei no Aeroparque e embarquei no Ezeiza. 

Para situações como essa, a companhia aérea oferece traslado gratuito entre os aeroportos. Basta se informar dos horários dos ônibus de traslado com qualquer funcionário da empresa no momento do desembarque.

Por vezes as conexões são longas; a minha foi de 12hrs. Cheguei em Buenos Aires às 16hrs e meu voo para Ushuaia só saiu às 04hrs da madrugada seguinte. Portanto, preferi pagar um pernoite num hotel próximo à Calle Florida para aproveitar um pouco a noite “porteña” e dar um cochilo antes do embarque para o destino final.

O voo de Buenos Aires até Ushuaia dura cerca de 3h30. O desembarque é no Aeroporto Internacional de Ushuaia, cuja arquitetura marcada pela estrutura aparente de madeira desperta a atenção e encantamento assim que desembarcamos.

Como o aeroporto é pequeno, logo que deixamos a sala de desembarque nos deparamos com vários taxistas oferecendo serviço de traslado até o hotel. A corrida não saiu cara, já que o aeroporto não fica muito longe do centro da Cidade.

Quando ir

No planejamento de minhas viagens, costumo dar preferência aos períodos considerados de média ou baixa temporada, que normalmente coincidem com os meses de março, abril e maio, ou setembro e outubro. 

Nesse período, é comum haver muitas promoções de passagens aéreas e mais opções de hospedagem com preços mais econômicos.  

Fui para Ushuaia na primeira quinzena de março, aproveitando uma promoção de passagem aérea com datas fechadas de ida e volta. O período foi bem apropriado, pois não peguei frio intenso, fez sol na maior parte do tempo e pude fazer os principais passeios nos arredores da Cidade.

Durante o período em que estive em Ushuaia a temperatura variou entre 5º e 15ºC, o que é suportável se estiver bem agasalhado. E por falar em agasalho, é importante colocar na mala um casaco tipo corta-vento, pois mesmo com temperaturas suportáveis, o vento intenso vindo do Oceano aumenta a sensação de frio. 

Onde se hospedar

Na hora de escolher minha acomodação, gosto de fazer uma vasta pesquisa nos diversos sites de hospedagem, tais como o booking.com, o trivago.com.br ou o hoteis.com. 

Sempre filtro as opções considerando os seguintes critérios: localização estratégica, limpeza e um mínimo de conforto. E tudo a um preço que garanta boa relação custo-benefício. Os comentários deixados por antigos hóspedes me ajudam bastante na hora de fazer a escolha da acomodação.

Dentro dos critérios citados, optei por reservar um kitnet pelo booking.com. Escolhi  o Apartamento “Magallanes”, que está muito bem localizado, próximo à Av. San Martín (a principal via de Ushuaia), é bem equipado, muito confortável e ainda por cima, oferece uma linda vista do Canal de Beagle. 

O apartamento tem estrutura para acomodar duas pessoas, mas como eu estava viajando sozinha, acabei tendo que arcar com o valor do segundo hóspede. Mesmo assim, saiu mais econômico do que as opções de hotéis disponíveis nos sites pesquisados.

O que fazer em Ushuaia

Ushuaia é uma cidade pequena que pode ser, tranquilamente, explorada a pé. As principais atrações se concentram no centro da Cidade, nas proximidades da Av. San Martín (principal via de circulação), Maipú e à margem do Canal de Beagle

Lojas de marcas famosas, cafés, restaurantes, museus, hotéis, supermercados, entre outros, formam a diversidade de estabelecimentos distribuídos pelo centro de Ushuaia.

Apenas o Glaciar Martial fica um pouco mais afastado do centro, sendo necessário utilizar algum meio de locomoção, como um táxi, para ir visitá-lo.

Av. San Martín. Ao fundo, vista da Iglesia de la Merced

Na Av. San Martín está a Iglesia de la Merced,  um ponto de referência durante a caminhada pela parte central de Ushuaia. A alta torre do campanário e o tom amarelo vibrante da construção nos permitem vê-la a partir de diversos pontos da Cidade.

Embora interessantes pontos de interesse turístico já possam ser explorados numa boa caminhada, outras atrações que considero imperdíveis ficam nos arredores de Ushuaia, demandando a contratação dos serviços de alguma agência de turismo local.

A visita à Pinguinera, a Navegação pelo Canal de Beagle e o Passeio pelo Parque Tierra del Fuego são algumas das atrações mais concorridas. 

É possível já sair do Brasil com esses passeios contratados. Os bilhetes online podem ser adquiridos diretamente no site das agências de turismo que oferecem os tours ou em sites como o viator.com e getyourguide.com.br, que intermediam os passeios com distintas agências locais. 

Mas, se preferir, pode deixar para comprar o bilhete dos passeios quando já estiver em Ushuaia. O único inconveniente é que sempre se corre o risco de não conseguir vaga para a data pretendida. 

Eu, particularmente, prefiro chegar ao local de destino com toda a programação agendada e bilhetes comprados.

Veja todos os detalhes das principais atrações de Ushuaia:

Onde comer em Ushuaia

Ushuaia é um lugar repleto de opções gastronômicas. Cito aqui os lugares que frequentei e recomendo.

1. Cafeteria TANTE SARA

A Cafetería Tante Sara foi uma das minhas opções prediletas em Ushuaia. Inclusive foi lá que fiz a primeira e última refeições na Cidade; um delicioso e farto café da manhã.

A Tante Sara tem duas unidades na Av. San Martín, que funcionam todos os dias da semana, durante o dia inteiro. É uma opção certeira para comer a qualquer momento do dia.

O cardápio é variado, com produtos de excelente qualidade e pratos bem fartos. Os preços variam segundo o tipo de pedido, mas, em geral, são bastante justos, considerando a qualidade da comida e do ambiente.

Não deixe de provar as “medialunas” de lá. São deliciosas!

2. Restaurante, bar e cafeteria RAMOS GENERALES

O Ramos Generales é mais um destino gastronômico na lista dos meus preferidos em Ushuaia. Comi por lá em diversas ocasiões durante a minha estadia na Cidade, já que fica aberto o durante todo o dia e oferece opções para todo tipo de refeição: café da manhã, almoço, jantar e lanches.

Funciona tanto à la carte quanto em varejo, com produtos produzidos em sua própria padaria. Todos de excelente qualidade e com preços vem convidativos. Destaco as “medialunas“; simplesmente deliciosas !

Tudo é feito com muito capricho, desde a comida até a decoração do ambiente. Todos os pedidos que fiz estavam muito saborosos e o espaço, com decoração rústica, é extremamente acolhedor.

Os preços do cardápio variam em função do tipo de prato que se escolha. Há opções para todos os bolsos.

E para os que não abrem mão de uma tacinha de vinho durante as refeições, como é o meu caso, o Ramos Generales tem uma boa e variada adega. E para os viajantes solo que não queiram consumir toda uma garrafa, ainda existe a possibilidade de pedir apenas uma taça do vinho da casa, o que acaba sendo bem mais vantajoso.

O Ramos Generales está localizado na Av. Maipú, à margem do Canal de Beagle. 

3. Restaurante BODEGÓN FUEGUINO

O Bodegón Fueguino é um dos restaurantes mais renomados de Ushuaia, com cozinha de alto nível especializada na gastronomia patagônica. Inclusive, um dos pratos mais pedidos é o “cordeiro patagônico”.

Os preços do cardápio são mais altos do que a média dos restaurantes de Ushuaia.

O Ambiente é rústico, muito acolhedor e decorado com materiais regionais, com predominância da madeira e da pele de cordeiro.

Optei por pedir o carro-chefe do restaurante, o cordeiro ao molho tinto. Para beber, escolhi o chopp vermelho (rojo), bebida típica da casa. E para a sobremesa, optei pelo saborosíssimo e também típico sorvete Calafate, à base de frutas vermelhas, com cobertura de calda quente de chocolate e chantilly.

Está localizado na principal avenida do centro de Ushuaia, a San Martín.

4. Chocolatería LAGUNA NEGRA

Para os amantes do chocolate, a Chocolatería Laguna Negra é parada obrigatória. São diversos tipos de chocolate para consumo e para levar como souvenir.

Está localizada na Av. San Martín.

5. Restaurante TIA ELVIRA

A excelente reputação do Restaurante Tia Elvira decorre de sua especialidade, as famosas “Centollas“. Esses garanguejos gigantes, comuns nas águas geladas do Continente Sulamericano, são uma verdadeira iguaria em Ushuaia. 

O Tia Elvira é um dos mais bem conceituados restaurantes nessa especialidade, com diversos opções à base de centolla em seu cardápio.

Alguns pratos servem o caranguejo inteiro, para ser consumido por até quatro pessoas. Outros pratos podem servir porções menores, para o consumo individual. Nesse último caso, eles utilizam apenas a carne da centolla.

Como eu estava sozinha, obviamente optei pelo prato individual. Comi um “gratinado de centolla, acompanhado por uma taça de vinho rosé. Acertei no pedido!

Os preços do cardápio são mais elevados que os da maioria dos restaurantes de Ushuaia. Mas isso se deve ao estilo mais requintado do lugar e ao produto-base da cozinha local. 

Um dos grandes destaques na decoração do Tia Elvira são os aquários de centollas no hall de entrada do Restaurante. Achei bem curioso e original.

Outro ponto positivo do Tia Elvira é a bela vista que o Restaurante oferece do Canal de Beagle, já que fica localizado na Av. Maipú, defronte ao Porto de Ushuaia.

6. Churros DODDY

Um lanche barato e bem saboroso para o fim de tarde são os churros Doddy. Aqui você vai encontrar churros com vários tipos de recheio, além de outros quitutes. Eu provei o de doce de leite (relleno de dulce de leche), o mais tradicional. Delicioso!

Está localizado na Av. San Martín, bem ao lado do Bodegón Fueguino.

7. LA CABAÑA CASA DE TÉ

La Cabaña Casa de Té é uma casa de chá super charmosa e acolhedora na base do Cerro Martial. Considero parada obrigatória antes ou depois de subir o Glaciar.

O lugar tem um cardápio repleto de opções de chás orgânicos, de produção própria, que são servidos seguindo as normas corretas de infusão. Uma mini ampulheta marca o tempo certo para que o chá possa ser servido. 

As tortas e outros quitutes que compõem o cardápio da Casa são de encher os olhos, de tanto capricho. Pedi uma torta de frutas vermelhas que estava, simplesmente, maravilhosa …

Além da cafeteria, La Cabaña Casa de Té também tem uma loja com produtos super originais para serem levados como lembrança. São objetos típicos regionais, artesanato, souvenirs e sachês dos chás servidos no local. Eu não perdi a oportunidade de levar na mala uma caixinha de chá para relembrar os bons momentos da viagem.

8. Restaurante ANDINO GOURMET

O Restaurante Andino Gourmet é um dos mais frequentados em Ushuaia. Está sempre cheio, lotando nos horários de almoço e jantar. 

O cardápio é bem variado, baseado na gastronomia internacional, com muitas opções de peixes e carne. 

Um dos meus almoços foi no Andino. Na ocasião, pedi uma Trucha rellena com queso y arroz cremoso (truta recheada com queijo). O prato estava delicioso!

Não é um restaurante muito barato, mas também não está entre os mais caros. Considero o preço justo para a qualidade dos pratos.

Fica localizado na Av. San Martin. 

Restaurante Andino Gourmet
Trucha relleana con queso y arroz

Kelly Fabiani

Mulher, Mãe, Alagoana, Arquiteta e Controladora de Tráfego Aéreo. Viajar sempre fez parte da minha vida. Em 2012, aos 40 anos de idade, me tornei Viajante Solo e, desde então, venho colecionando experiências, histórias e dicas de viagem pelo Brasil e por outros países mundo afora. No “Pelo Mundo By Myself“, compartilho todas elas com o intuito de auxiliar outros viajantes independentes na preparação de seus roteiros e para encorajar outras mulheres a desbravarem o mundo sozinhas, sem medo de ser feliz.

Vem Pelo Mundo By “Yourself”!

Deixe um comentário